Detalhes da Notícia

No Ministério Público, APPM participa da apresentação do projeto “Caravana Na Escola Cabem Todos”

Na manhã dessa quinta-feira (07), aconteceu, no auditório do MPPI, a apresentação do projeto “Caravana Na Escola Cabem Todos”, organizada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC).

A APPM esteve representada pela procuradora jurídica, Uiana Coimbra, e a técnica do Núcleo Educação da entidade, Conceição Freitas. O projeto “Caravana Na Escola Cabem Todos” tem como principal objetivo fomentar nos municípios piauienses a elaboração de planos de educação inclusiva e criação de Comitês de Defesa da Educação. Nessa perspectiva, a educação inclusiva será compreendida a partir da concepção da escola como espaço público de construção da cidadania no estado democrático de direito.

O programa foi apresentado pela promotora de justiça, Flávia Gomes, que explicou sobre a inclusão.

“Quando falamos de inclusão, falamos de pessoas com deficiência, das questões de igualdade social, de gênero, religiosas. As questões de inclusão são muito complexas, e tais recomendações precisam ser construídas, então qual a ideia desse projeto? Nós coordenamos um centro de apoio, então falamos de educação inclusiva na perspectiva também da educação especial, mas não apenas dela. Qual a proposta? Que os municípios façam planos de educação inclusiva, e que o gestor juntamente com a sua equipe olhe para a sua rede, nos aspectos pedagógico, social, estrutural e orçamentário. Vamos pedir que o gestor faça o seu plano, cabendo ao Ministério Público acompanhar e fiscalizar. Nos próximos dois anos, o promotor de justiça de cada cidade irá fiscalizar se foi cumprido o que foi planejado pelo município”, pontua Flávia.

O Projeto será desenvolvido através de oficinas nos 9 polos regionais do estado do Piauí, onde serão capacitados gestores e profissionais da educação, objetivando o despertar para uma educação inclusiva, compreendendo os aspectos pedagógico, estrutural, social e orçamentário.

A integrante do Grupo Matizes, Marinalda Santana, esteve presente na apresentação e relatou sobre a importância da escola inclusiva.

“A gente louva a iniciativa do Ministério Público, através da promotora Flávia, por essa reunião que trata de uma questão de extrema importância, a escola inclusiva, onde temos que avançar cada vez mais. Participamos com muita alegria, e parabenizamos o Ministério Público pela iniciativa”, revela Marinalda.

Também esteve presente no evento a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, Amparo Sousa, que contribuiu com o debate falando sobre uma sociedade inclusiva e direitos do cidadão.

“Acredito que todas as iniciativas que existem para que o direito do cidadão seja respeitado são importantes, em especial quando se fala no direito da pessoa com deficiência, no direito da criança e do adolescente. Todos nós temos os nossos direitos violados todos os dias. Assim, só temos a parabenizar o Ministério Público por todas essas iniciativas, que são muito importantes para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva”, destaca Amparo.

O projeto atende a urgência em reforçar na sociedade a consciência de que “Na Escola Cabem Todos”. Cabem os educandos, com sua rica diversidade, a comunidade escolar, as famílias e os gestores, pois só assim, construiremos uma sociedade verdadeiramente livre de preconceitos, preparada para o pleno exercício da cidadania.

Finalizamos com uma frase de Paulo Freire, utilizada como lema do projeto: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.


08 de Abril de 2022 11:05

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática