No Karnak APPM participa do lançamento do Plano de Proteção e Defesa Civil
O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (08), no Palácio de Karnak, o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, que estabelece diretrizes e procedimentos para a gestão de riscos e desastres no estado. O objetivo principal é organizar e coordenar as ações das autoridades em todas as fases da Defesa Civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. A meta é minimizar os impactos de eventos adversos sobre a população, o meio ambiente e o patrimônio público e privado.
Uma das medidas será a destinação de R$ 6 milhões para a antecipação da Operação Carro-Pipa, a fim de atender à população que vem sofrendo com a escassez de água, tanto para o consumo quanto para a produção de subsistência.
“Essa estiagem começou mais cedo e deve ser mais prolongada, portanto, já está gerando uma situação de emergência em mais de 129 cidades do Piauí. O governo vai iniciar agora a Operação Carro-Pipa e vamos disponibilizar mais de R$ 6 milhões para atender os municípios neste momento e ajudar os agricultores familiares que perderam sua safra, além de amenizar esse sofrimento”, declarou.
O anúncio aconteceu durante a solenidade de lançamento do Plano de Proteção e Defesa Civil, nova ferramenta do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, no Palácio de Karnak, onde a APPM esteve presente, representada pelo presidente Admaelton Bezerra.
O governador também se comprometeu a viabilizar a liberação de recursos federais para reforçar as ações de mitigação dos efeitos da seca, que deve ser mais prolongada este ano. “Estamos junto da APPM e do governo federal para podermos dar uma resposta rápida e ajudar todas as famílias do Piauí a atravessar este período difícil de uma seca que já começou no período que normalmente é chuvoso”, disse.
Além dos 129 municípios piauienses que já decretaram emergência devido à seca, a APPM afirma que outras 13 cidades já solicitaram o reconhecimento da situação.
09 de Abril de 2025 11:03