Municípios do Piauí devem ter PPP´s em serviços públicos
Municípios do Piauí devem ter PPP´s em serviços públicos
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (13) com a superintendente de Parcerias e Concessões da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), Viviane Moura, e os representantes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBD), Alex Ribeiro e Olavo Bezerra, para discutirem e elaborarem Parcerias Público-Privadas (PPP's) beneficiando os municípios. O piloto desse projeto envolverá os territórios Entre Rios e Serra da Capivara.
Viviane Moura afirma que seja pela via das PPP´s, ou através de consórcios, os municípios podem alinhar programas e ações entre si e o Estado, impulsionando o desenvolvimento local e regional.
“Buscamos a APPM para sensibilizar os municípios a implantarem essa importante ferramenta de desenvolvimento. O Governo do Estado vem olhando para os municípios buscando soluções criativas, gerando receita, fazendo um levantamento da realidade para o melhor arranjo produtivo local e regional, reduzindo custos e melhorando serviços”, observa a superintendente.
O piloto do projeto contemplará 51 municípios nos dois territórios e pode promover soluções em iluminação pública, resíduos sólidos, saneamento, matadouros, educação e saúde.
O diretor do IBD revela que os próximos passos serão a sensibilização dos municípios, através de seminário, que trará o conceito do programa Parcerias Público-Privadas. “Também realizaremos um levantamento das potencialidades dos municípios e a implantação dos projetos, com marco regulatório, capacitação de pessoal e formação do conselho gestor”, afirma.
O presidente da APPM acredita que com esse suporte da iniciativa privada, além do desenvolvimento dos municípios, possibilitará que os gestores atuais deixem um legado nas administrações públicas municipais, com a formação de corpos técnicos altamente capacitados dentro dos municípios.
“Necessitamos de soluções inteligentes, que modernizem os municípios e proporcionem o desenvolvimento sustentável. A APPM está disposta a ser um desses agentes promotores e temos capilaridade e liderança para mobilizar os gestores para isso”, finaliza Gil Carlos.
14 de Julho de 2017 01:42