I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí reúne gestores e representantes da defesa civil dos municípios na APPM
A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) promovem, durante esta quinta-feira (06), o I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piauí.
O encontro acontece no auditório da Associação Municipalista e tem o objetivo de proporcionar a conscientização sobre a prevenção de desastres naturais e discutir políticas e práticas relacionadas à proteção e defesa civil. A programação abrange palestras, mesas redondas e oficinas que abordam temas como o gerenciamento de riscos, monitoramento e alerta precoce, resposta a emergências, entre outros.
Segundo a secretária de Estado da Defesa Civil (Sedec), Norma Suely, o seminário pretende estimular a formulação de propostas e soluções para os desafios enfrentados no tocante à proteção e defesa civil.
“Esse momento pretende conscientizar os municípios sobre a importância da prevenção e preparação para situações de emergência e para que os mesmos estejam mais capacitados para atuar de forma integrada e coordenada em caso de desastres naturais ou outras emergências”, revela Norma.
A prefeita de Capitão Gervásio Oliveira e presidente do Conselho da Mulher Municipalista representou a APPM na cerimônia, ocasião em que destacou a importância do encontro.
“Esse encontro é um marco, o começo das tratativas para que os municípios e o Estado possam juntos construir o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil. E aqui eu enalteço a participação dos municípios, pois somente através de informações importantes repassadas por esse ente é que será possível a construção do Plano. Parabéns aos idealizadores desse encontro, por colocarem em discussão tão importante pauta”, revela Gabriela.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, um dos palestrantes do seminário, o evento é uma oportunidade de integrar todos os elos participantes da proteção civil no estado do Piauí.
“É o momento de trocar informações, tendências e estratégias para melhorar a prática de defesa civil no Estado. Além disso, vamos fazer uma avaliação da performance da Secretaria da Defesa Civil no último período chuvoso, ouvindo os municípios parceiros. Será um marco norteador, administrativo e teórico, que está sendo construído juntamente com os municípios, a sociedade, organizações sociais e órgãos de pesquisa, como o IFPI”, ressaltou o diretor.
Confira programação:
06 de Julho de 2023 13:13