Hora do Planeta será celebrada dia 30 de março
No dia 30 de março, milhares de cidades em todo o mundo vão celebrar a Hora do Planeta, uma campanha global encabeçada pelo WWF-Brasi.
A Hora do Planeta é um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas. Ela é conhecida por aquele momento em que pessoas, cidades e empresas são convidadas a demonstrar sua preocupação com a questão ambiental (e como isso está relacionado com nossas vidas) por meio de um ato simples: apagar as luzes por uma hora, em um dia específico. Porém, é muito mais!
Os sessenta minutos de celebração são um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta.
O movimento nasceu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos. Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1500 monumentos!
Com o Guia da Hora do Planeta, você pode conferir diversas ideias do que é possível fazer. Além disso, segue abaixo um pequeno guia de perguntas e respostas.
O que é a Hora do Planeta?
É um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.
Quando a Hora do Planeta acontece?
Sempre em um dos últimos sábados de março, das 20h30 às 21h30. Em 2019, será no dia 30/03.
Como os municípios podem participar?
Em primeiro lugar, optando por apagar as luzes de um ou mais ícones da cidade por uma hora (das 20h30 às 21h30 do dia 30/03/19). Ao apagar as luzes, o município mostra que a cidade ou município está preocupado e envolvido com o meio ambiente, em especial mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.
Além de apagar as luzes, alguns municípios decidem aproveitar a data para realizar eventos e, assim, envolver mais pessoas com a causa.
O que uma cidade ou município ganha em participar?
1) Fazer parte de um movimento global. A Hora do Planeta nasceu em 2007, na Austrália. Em 2018, 188 países e milhares de cidades aderiram ao movimento.
2) Mostrar que sua cidade ou seu município está preocupado com as questões climáticas.
3) Divulgação da participação em releases do WWF-Brasil, no site e nas redes sociais da Hora do Planeta.
4) Atenção da mídia: em 2018, a Hora do Planeta apareceu em mais 670 matérias na imprensa
O que mais um município pode fazer?
Repensar práticas e desenvolver políticas públicas para se tornar cada vez mais sustentável, proporcionando ganhos para a cidade / município e para a qualidade de vida das pessoas.
Como o WWF-Brasil pode contribuir para essa transição?
O WWF-Brasil possui diversos estudos, guias, relatórios e materiais diversos para apoiar entes subnacionais para serem mais sustentáveis. Além disso, podemos pensar em algum conteúdo específico (como uma palestra ou um minicurso) específico para o programa municípios verde-azul.
Uma das nossas iniciativas é o Desafio das Cidades, cuja nova edição deve começar em setembro desse ano.
Qual o prazo de inscrições?
O quanto antes! No site horadoplaneta.org.br já há um mapa com as cidades e monumentos que aderiram à campanha. Na quinta-feira, 14 de março, será enviado um novo release à imprensa, com os pontos confirmados.
Ascom Hora do Planeta.
26 de Março de 2019 09:42