Detalhes da Notícia

Gestão Plena dos Serviços de Saúde é tema de reunião técnica entre a APPM, COSEMS-PI e Municípios

Discutir os critérios para que os Municípios assumam a gestão de todos os serviços de saúde no âmbito dos seus territórios, ou seja, a Gestão Plena do Sistema, foi pauta de uma reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira (22) entre a APPM, COSEMS-PI, Prefeitos (as) e os Secretários de Saúde dos Municípios convocados para esta primeira rodada de debates.

Estiveram prestigiando o encontro o Presidente da APPM, Paulo César Morais; a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI), Auridene Tapety; os prefeitos de Amarante; Murici dos Portelas; Elesbão Veloso; São Félix do Piauí; Pimenteiras; Pedro Laurentino; Santa Cruz dos Milagres; União; Santa Filomena e Porto, além de técnicos e secretários municipais de saúde.

Em seu discurso, o presidente da APPM defendeu a autonomia dos Municípios frente à gestão de todos os serviços de saúde, de forma que as Prefeituras tenham independência financeira e prestem um serviço público de qualidade. “A APPM está sempre à disposição e em defesa das principais pautas municipalistas. Entendemos que a gestão plena ajudará muito os Municípios que precisam de autonomia financeira para executar as diversas ações que a saúde necessita. Para isso precisamos de engajamento e união. Nesse primeiro encontro foram convocados 19 Municípios, mas o diálogo será com todos os 224”, pontua Paulo César.

Municípios convocados para o primeiro momento de discussões: São Raimundo Nonato, Uruçuí, Paes Landim, Ribeiro Gonçalves, Elesbão Veloso, São Félix do Piauí, Francinópolis, Oeiras, Esperantina, Porto, Murici dos Portelas, Bom Jesus, Avelino Lopes, Cristino Castro, Valença do Piauí, Amarante, União, Miguel Alves e Castelo do Piauí. Compareceram, ainda, técnicos dos Municípios de Inhuma, Pimenteiras e Pedro Laurentino.

Por Alice Paranaguá.

 

 

 

 


22 de Novembro de 2022 18:07

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática