Detalhes da Notícia

Encontro na APPM anuncia doação de ambulâncias e crédito para os municípios

Saúde

 

Durante o segundo dia do evento “Diálogo Municipalista – Desafios Locais 2017”, realizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o governador do Piauí, Wellington Dias, anunciou o plano de doação de novas ambulâncias e gabinetes odontológicos para os 224 municípios do Estado. O anúncio foi feito durante solenidade conduzida pelo presidente da APPM, prefeito Gil Carlos e que contou com a presença do senador Ciro Nogueira (PP), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, além da vice-governadora Margarete Coelho e outras autoridades.

O presidente da APPM, prefeito Gil Carlos pontuou que a saúde é uma das áreas mais destacadas pelo cidadão relacionada às melhorias e qualificação nas cidades. “O anúncio da doação de viatura de ambulância aos municípios, vem se somar a uma questão maior que é de fato termos um modelo de gestão de modo a operacionalizar melhor, de maneira mais otimizada, a transferência de pacientes entre as Unidades de Atendimento dos municípios que são referenciados pelos hospitais de referência regional e macrorregional”, disse o presidente.

Segundo o governador Wellington Dias, essa ação alcança todos os municípios do Estado viabilizando ambulâncias, além de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde. “É um momento importante para nosso Piauí em que o Ministério da Saúde investe em todos os municípios do Estado. Já acertamos para o próximo dia 23, mais uma parcela do co-financiamento e uma parcela da negociação que fizemos ano passado com os municípios no repasse para o custeio das Unidades de Saúde”, disse.

O senador Ciro Nogueira, articulador da iniciativa junto ao Governo Federal, destacou o empenho em busca de recursos para a saúde pública do país. “Existe um esforço do nosso governador Wellington Dias, mas temos algumas limitações financeiras no Estado, como vocês devem estar acompanhando. E nós achamos por bem fazer um trabalho junto ao ministro Ricardo Barros, mostrando as necessidades de um grande plano de obtenção de ambulância do país, priorizando o nosso Piauí”, enfatizou.

Outro anúncio realizado durante o evento diz respeito a intervenções em mobilidade urbana nos municípios, por meio do Programa Avançar Cidades do Governo Federal. O programa viabilizará financiamentos com recursos do FGTS para investimentos em infraestrutura nas cidades. Segundo o presidente da APPM, prefeito Gil Carlos, isso será importante não só na melhoria da qualidade de vidas das pessoas, mas também movimentará a economia local gerando crescimento.

De acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal, Elizomar Guimarães, no próximo dia 28 será realizado no auditório da APPM um seminário para inscrever e orientar todos os gestores municipais em como se habilitar e adquirir o financiamento. “Eu quero fazer um convite para que no dia 28 a gente se encontre novamente aqui na APPM, onde a equipe técnica da Caixa fará uma apresentação dos critérios de seleção, como é o processo de inscrição junto ao Ministério das Cidades, quais são os municípios que podem se habilitar. Qual a documentação que precisa apresentar à Caixa”, disse.

Fonte: Ascom APPM


16 de Agosto de 2017 00:17

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática