Encerramento do I Seminário de Prevenção e Posvenção ao Suicídio
Evento foi realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM)
“O comportamento autolesivo no contexto escolar”, “O papel da mídia e os efeitos frente ao suicídio” foram alguns dos temas abordados no segundo dia do I Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Durante os dois dias do evento, profissionais das áreas de saúde, educação e social do serviço público do estado, discutiram técnicas para identificação e acompanhamento de pessoas com ideação suicida, com o objetivo de formar uma rede psicossocial de prevenção e integração da sociedade.
Na palestra “O comportamento autolesivo no contexto escolar”, o psicólogo Daniel Feitosa dos Santos, alertou para os perigos e contextos nos quais estão inseridos esse tipo de comportamento. “O comportamento autolesivo apresenta-se como um fenômeno em evidência nos últimos tempos. Tal comportamento pode ser considerado de risco, pois pode causar prejuízos físicos, psicológicos e sociais”, disse.
Nelson Goldenstein, psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e os jornalistas Graciene Nazareno e Washington Moura Filho discutiram sobre “O papel da mídia e os efeitos frente ao suicídio”, abordando de que forma a divulgação de informações sobre o tema podem ajudar ou prejudicar no sentido da prevenção ao problema.
O evento contou ainda com as palestras “Avaliação e intervenção em crise”, ministrada pela psicóloga Thátila Brito, vice-presidente do Centro Débora Mesquita, e o psiquiatra Ralph Webester, diretor geral do Hospital Areolino de Abreu, “Posvenção do suicídio” oferecida pelo psicólogo Carlos Aragão, e encerrando o Seminário a psicóloga Soraya Pessoa falou sobre “Resiliência e bem estar pleno à luz da biopsicologia”.
Fonte: Ascom APPM
25 de Agosto de 2017 15:28