Detalhes da Notícia

Diálogo Municipalista debate temas voltados para o desenvolvimento das gestões públicas

Municipalismo

 

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) iniciou nesta segunda-feira (14), em Teresina, o evento “Diálogo Municipalista – Desafios Locais 2017”. Na ocasião, representantes da CNM e prefeitos dos municípios piauienses debateram diversos temas relacionados à gestão de qualidade e incremento de receitas, como forma de fortalecer o desenvolvimento municipal.

O presidente da APPM, Gil Carlos, abordou a questão da saúde pública como um dos pontos que merece atenção especial. “A CNM promove esses debates em todo o Brasil e levanta questões relevantes com temáticas extensivas. No momento um dos focos principais é a questão da saúde pública que ainda gera insatisfação na população. Os convênios estão diminuindo suas carteiras e isso aumenta a procura pelo serviço público. Por isso, precisamos mais que nunca procurar soluções de financiamento, mas também de gestão que otimize os recursos, a fim de ter melhores resultados”, ressaltou.

Representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM) o vice-presidente da entidade Glademir Aroldi, falou dos principais problemas enfrentados pelos municípios. “Vivemos em uma federação que o sistema está correto, o Brasil é um país com extensão territorial enorme e precisamos por meio de uma distribuição de renda diminuir as nossas diferenças. No entanto, o modelo está errado. Não é possível que a gente viva em uma federação onde um ente federado chamado de município é responsável por desenvolver a maioria dos serviços públicos e este mesmo participe no bolo tributário com até 19% da arrecadação, enquanto os estados ficam com 24%, 25% e a União que praticamente não presta serviço diretamente para a população fica com mais de 50%”, destacou.

Ainda na temática dos desafios enfrentados pelos municípios, a consultora jurídica da CNM, Elena Garrido falou sobre problemas de gestão, competência dos municípios e os cuidados que os gestores devem ter. “Nossos gestores locais enfrentam problemas enormes no cumprimento das obrigações que estão veiculadas ao ente público município, principalmente, porque a Constituição brasileira estabelece a cooperação federativa por meio do artigo 23, mas em momento algum todas aquelas competências estipuladas foram regulamentadas. Então os prefeitos devem fomentar junto a deputados e senadores a necessidade de regulamentar o artigo”, acrescentou.

O Diálogo Municipalista segue até essa terça-feira (15) com novas discussões e a presença do governador Wellington Dias. Na oportunidade, será fechado acordo com o Governo do Estado para ambulâncias e equipamentos para UBS dos 224 municípios piauienses.

Ascom APPM


15 de Agosto de 2017 12:48

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática