Detalhes da Notícia

Desertificação é tema de encontro no Piauí

Evento preparatório para a 13ª Conferência das Partes

Acontece nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/8), em Teresina (PI), a reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí. O encontro é um desdobramento da Lei nº 13.153, de 30 de julho de 2015, que instituiu a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

A reunião tem por objetivo identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil e discutir a futura estratégia decenal (2018-2030) para implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), com foco na participação brasileira na 13ª Conferência das Partes, em Ordos, na China, em setembro de 2017.

Estão convidados a participar secretários estaduais de Meio Ambiente, prefeitos, parlamentares, técnicos e o público em geral. Para se inscrever, basta enviar um email para o endereço drsd@mma.gov.br

O diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação do MMA, Valdemar Rodrigues, destaca o ineditismo do encontro, que reunirá autoridades da região Nordeste responsáveis por implementar as políticas públicas. “A nossa expectativa com a reunião é a melhor possível, uma vez que já temos confirmadas mais de 60 autoridades. Até então, as estratégias de combate à desertificação eram discutidas apenas no âmbito de organizações não governamentais e universidades”, enfatiza.

RECUPERAÇÃO 

Durante o evento, o MMA apresentará a estratégia denominada URAD (Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática). Essas unidades recuperam e conservam o solo, a água e a biodiversidade, sempre com a participação ativa das comunidades locais. O encontro em Teresina também definirá ferramentas de sensoriamento remoto e geoinformação na detecção e monitoramento de áreas degradadas. 

O plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com a meta 15.3, que prevê o combate à desertificação e restauração da terra e do solo, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações.

 

SERVIÇO

Reunião de Implementação de Políticas Públicas de Combate à Desertificação no Brasil

Data: 3 e 4 de agosto de 2017

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (03/07)

9h - Abertura

10h30 - Intervalo

11h - Detalhamento das ações e resultados esperados (DRSCD, DNOCS, SEMARH E SAIC)

12h30 - Almoço

14h às 18h - Reuniões dos grupos

Grupo I – Secretários estaduais de Meio Ambiente

Grupo II – Superintendentes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS)

Grupo III – Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) com oficina sobre A3P

Grupo IV – Reunião científica

 

Sexta-feira (04/07)

9h - Reuniões de grupo - continuação

10h30 - Intervalo

11h – Reuniões de grupo - final

12h30 - Almoço

14h às 18h – Plenária com apresentação dos resultados e deliberações finais


02 de Agosto de 2017 07:55

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática