Detalhes da Notícia

De 08 a 11 de setembro SEBRAE-PI realiza Feira do Empreendedor 2022

Neste mês de setembro, o Sebrae no Piauí realizará o maior evento de empreendedorismo do Estado: A Feira do Empreendedor 2022. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Teresina, ocupando área de cerca de 8.000 m², com vários espaços destinados a quem quer empreender, para quem já tem um negócio ou para quem busca ter acesso a novidades e tendências de mercado.

A abertura oficial da feira ocorrerá no dia 8 de setembro, às 19h30, no Teatro do Centro de Convenções, contando com a presença de autoridades, convidados, imprensa e demais pessoas interessadas em acompanhar esse momento solene do evento. O horário de funcionamento da feira será das 16h às 22h.

“A Feira do Empreendedor promete movimentar a capital, apresentando um universo de possibilidades para o público visitante. Será um evento grandioso, por meio do qual o Sebrae reforça a sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo. A feira ficará na história do Estado e muito me honra fazer parte desse momento, que marca também os 50 anos do Sebrae”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Faça sua inscrição: https://bit.ly/InscriçãoFE2022PI 

Confirma programação completa: https://bit.ly/FE2022PIAUI 

A feira multissetorial contará com espaços voltados para Oportunidades de Negócios (Franquias, Máquinas e Equipamentos, Representação Comercial, Venda Porta a Porta e Soluções Digitais), Atendimento, Educação Empreendedora, Conhecimento, Inovação (Hub Sebrae), Crédito e Finanças, Políticas Públicas (Cidade Empreendedora), Comércio (Loja Que Vende +), Serviços, Indústria Eficiente, Agronegócios, Gastronomia (Vila Gastronômica) e Espaço Kids (Mc Phee Mini Empreendedor).

“Nesse evento, iremos apresentar o máximo de inovações, oportunidades de negócios e ideias sustentáveis. Serão cerca de 100 atividades gratuitas. O nosso objetivo é disseminar conhecimento e uma gama de possibilidades para empreendedores, empresários, potenciais empreendedores, estudantes e para a população em geral. A expectativa é receber cerca de 15 mil pessoas nos quatro dias de feira, deixando um grande legado para a economia local”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Entre os grandes nomes que compartilharão conhecimento no evento estão: Zico, Gustavo Cerbasi, Tallis Gomes, Tony Ventura, João Kepler, Davi Braga, Rivkah, Gustavo Caetano, Marcos Piangers e Edson Mackeenzy.

“A programação da feira foi preparada com muito esmero e envolve alguns dos maiores palestrantes do país. Uma oportunidade imperdível de obter conhecimento e aprender sobre tendências, empreendedorismo, inovação, finanças, startups, liderança, negócios e outros temas. Além das palestras magnas, teremos uma série de oficinas e bate papos com nomes de peso do cenário empreendedor local e nacional. A ideia é compartilhar conteúdos para inspirar a melhoria de uma empresa ou a criação de novos negócios.”, explica o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

As inscrições para a feira são gratuitas e estão disponíveis no Portal do Sebrae no Piauí – www.pi.sebrae.org.br

São parceiros do Sebrae nessa ação são: Fiepi, Fecomércio, Faepi/Senar, FCDL, Governo do Estado, Embrapa e UFPI. O Sebrae conta ainda com apoio da APPM, Caixa, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Piauí Fomento e Unimed Teresina.

OS ESPAÇOS DA FEIRA

“A Feira do Empreendedor será um evento grandioso. Ocuparemos todos os pavimentos e espaços do Centro de Convenções e ainda teremos estruturas montadas para abrigar os serviços e atividades da feira. Será um evento jamais visto no Piauí. Estamos empenhados em ter a melhor estrutura para receber os visitantes, consolidando o Sebrae como uma instituição de referência na realização de eventos de alto impacto no Estado”, comenta o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

CONHECIMENTO

Nesse espaço serão realizadas grandes palestras com temas diversos como inovação, empreendedorismo, finanças, liderança, novas tecnologias e demais temas relacionados ao universo dos negócios.

ATENDIMENTO

O Espaço do Atendimento será composto por quatro ambientes: Quero Abrir uma Empresa, Quero Melhorar Minha Empresa, Bate-Papo e Sebrae Del@s.

Na área Quero Abrir uma Empresa, os visitantes podem obter informações e orientações sobre como abrir um empreendimento, com base em diagnósticos, ferramentas e plataformas do Sebrae. O Quero Melhorar Minha Empresa será um ambiente para quem já tem uma empresa e precisa de atendimento especializado de consultores para melhorar esse negócio.

No ambiente de bate-papo acontecerão talks sobre temas do mundo dos negócios, apresentações de casos de sucesso e pitches de franquias expositoras. O Sebrae Del@s será destinado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, com degustação da solução “Empreendedoras ON”. No local também acontecerá a solenidade de divulgação dos vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Espaço voltado para exposição de empresas dos segmentos de Franquias, Máquinas e Equipamentos, Representação e Porta a Porta, Negócios e Soluções Digitais. Esse espaço contará com cerca de 60 expositores de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem Estar, Casa e Construção, Serviços Educacionais, Moda, Pet, Energias Renováveis, Serviços e outros negócios.

INDÚSTRIA EFICIENTE

Espaço voltado para apresentação de tecnologias e oportunidades de negócios voltados para a melhoria da produtividade e sustentabilidade da indústria.

ESPAÇO AGRO

Espaço voltado para apresentação de tecnologias e oportunidades de negócios no Agronegócio. Nesse espaço, estarão presentes Sebrae, Senar e Embrapa. Serão disponibilizados planos de negócios dos segmentos de apicultura, ovinocaprinocultura, fruticultura e outros setores. Além disso, o espaço terá um túnel sensorial em que os visitantes poderão sentir cheiros e sensações de um ambiente rural.

HUB SEBRAE

No espaço serão apresentadas soluções tecnológicas para a melhoria dos negócios. O Hub terá ainda uma área de conectividade para networking. Os visitantes poderão também realizar uma experimentação do Metaverso. Batalhas de startups serão realizadas diariamente no Octógono desse espaço, sendo comandadas por Edson Mackeenzy, que promete agitar esse espaço, testando o pitch perfeito, e tecendo comentários com seu humor ácido e muito conhecimento técnico.

CRÉDITO & FINANÇAS

O espaço contará com atendimento de bancos, fintechs e empresas de máquinas de cartão. Serão ofertadas nesse espaço mentorias do Sebrae, além de palestras abordando crédito e finanças.

LOJA QUE VENDE +

Apresentação de uma loja de comércio varejista do segmento pet, mostrando pontos fundamentais para o sucesso nas vendas. Serão apresentados outros modelos de negócios do comércio varejista através de realidade virtual. O espaço contará também com consultorias do Sebrae e Senac.

SERVIÇOS

Apresentação de oportunidades de negócios do setor de serviços, com destaque para o modelo de Dark Kitchen, além de experiências, potencialidades e oportunidades do turismo piauiense.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Espaço para orientar jovens estudantes, professores, gestores de educação, sobre competências empreendedoras através do seu Projeto de Vida.

Serão ofertadas palestras, games, bate papo e atendimento para o público identificar suas competências empreendedoras, por meio de situações de aprendizagem que promovam mudança de comportamento na prática pessoal e profissional. No final de semana, haverá contação de histórias boas escolhas na caminhada empreendedora.

CIDADE EMPREENDEDORA

Espaço interativo destinado ao fortalecimento do trabalho da gestão pública municipal. Serão disponibilizadas orientações valiosas para que prefeitos, primeiras-damas, secretários, assessores e Agentes de Desenvolvimento oportunizem um melhor ambiente de negócios em seus municípios.

VILA GASTRONÔMICA

Esse espaço contará com 10 estabelecimentos de alimentação fora do lar. No ambiente haverá degustação e comercialização de pratos. O público poderá participar de oficinas de culinária com ingredientes tipicamente piauienses. Os visitantes também poderão participar da área de Memorias Gustativas da Gastronomia Piauiense, em que as pessoas farão degustação de pratos com os olhos vendados e terão que adivinhar os ingredientes utilizados na receita.

Na vila, também serão realizadas apresentações culturais com grupos locais, destacando todo o potencial da economia criativa no Estado.

MC PHEE MINI EMPREENDEDOR

Espaço de entretenimento para crianças, que será comandado pela empresa Mc Phee Casa de Brincar. Os serviços serão ofertados a preços diferenciados. A metodologia aplicada nas brincadeiras busca aprimorar o aprendizado, a inteligência e a criatividade, por meio de experiências sensoriais.

MAIS SOBRE OS PALESTRANTES

Zico, que é reconhecido internacionalmente, fará palestra sobre times campeões. Sua exposição será recheada de analogia entre o futebol e a gestão empresarial, capacidade de liderança, ousadia, determinação e resultados. Vídeos e exemplos cativantes da sua própria carreira serão apresentados na palestra, destacando suas conquistas e a sua determinação em busca das vitórias.

Gustavo Cerbasi proferirá a palestra Escolhas Inteligentes Para o Seu Bolso e Sua Vida. Cerbasi é a maior referência em educação financeira do Brasil. É mestre em Finanças pela USP e graduado em Administração Pública pela FGV. É autor de 16 livros com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, entre eles o best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, que deu origem aos filmes da franquia “Até que a Sorte nos Separe”, a primeira trilogia da história do cinema brasileiro. Foi eleito pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes. Seu curso online Inteligência Financeira, com mais de 10 mil alunos formados, está entre os mais bem sucedidos e renomados programas online de treinamento, consultoria e formação de consultores.

O fundador da Easy Taxi – maior aplicativo de taxi do mundo, Tallis Gomes, abordará o tema Inovação e Empreendedorismo: Cultura Empreendedora. O palestrante foi listado pela Forbes Under 30 Brasil, eleito em 2017 pelo MIT como o jovem empreendedor mais inovador do mundo. Também foi reconhecido como uma das 25 pessoas mais influentes na internet brasileira. Ele foi eleito Líder Jovem do Ano em 2016 pela Latin Trade Foundation em Miami. Em 2017, Tallis recebeu a medalha de JK, maior honraria dada à um cidadão Brasileiro, como Personalidade Brasileira do Ano em Tecnologia. Atualmente é CEO e fundador da Singu, maior aplicativo de serviços de beleza e bem-estar do Brasil e é autor do “Nada Easy”, que está em sua terceira edição, sendo best-seller na categoria negócios.

Com o tema Como Ganhar Dinheiro Usando Ferramentas da Internet, Tony Ventura, especialista em tecnologia, conectará os empreendedores com o futuro. Em sua palestra, ele explica o mundo tecnológico de forma cativante e simples, levando para exemplos do dia a dia termos como inteligência artificial, big data, internet das coisas, NFC, RFID, realidade aumentada, realidade artificial e outros conceitos desse universo.

João Kepler e Davi Braga farão a palestra Não Existe Idade Para Empreender. Kepler é premiado como um dos maiores incentivadores do ecossistema empreendedor no Brasil, é escritor, anjo-investidor, conferencista, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado por quatro vezes como o melhor anjo-investidor do Brasil pelo Startup Awards. CEO da Bossanova Investimentos, já realizou mais de 1 mil investimentos em startups nos últimos 5 anos. O profissional é conselheiro de empresas e entidades. Autor de 8 livros, entre eles o Smart Money, Gestão Ágil, Se Vira Moleque e O Poder do Equity, Kepler é ainda apresentador do reality show O Anjo Investidor e dos podcasts Papo com o Anjo e Primo Startups.

Davi Braga criou sua primeira empresa aos 13 anos de idade e ficou conhecido como um dos mais jovens empreendedores do Brasil. Ao longo de sua história, destacou-se em palestras de grande notoriedade, como o TEDx. Participou de programas de televisão, lançou livro, fundou movimentos, recebeu reconhecimentos e destaques em diversos veículos e teve experiências no exterior com intercâmbios e palestras. Atualmente é referência para milhares de jovens, que veem em seus aprendizados um caminho para suas vidas.

Rivkah é DJ profissional, produtora, multi-instrumentista e ativista. Tem 14 anos, sendo cinco de carreira. É escritora do livro que é sucesso de vendas “O Infinito Eu – 18 Hábitos para Explorar seu Potencial”. Foi eleita uma das 30 crianças prodígio do mundo pela TV5 e já impactou mais de 1 milhão de pessoas com seus shows e palestras, dentro e fora do Brasil. A jovem proferirá a palestra Inovação e Criatividade: Um Mergulho no Futuro.

Já Edson Mackeenzy vai falar sobre Cultura para Escalar Negócios Digitais. Ele é escritor, radialista, apresentador, facilitador de jornadas criativas e Keynote em eventos de Tecnologia, Marketing e Negócios. Desde 2002, está comprometido com a formação de um ecossistema global de empreendedorismo. Um experiente empreendedor, especialista em Inovação aberta, startups e desenvolvimento de negócios. Diretor de investimentos na The Ventury City, conselheiro de Inovação da Sociedade Brasileira de Engenharia de TV, colunista do portal AAA.inovação e articulista do grupo Open Innovation Brasil. Ele é também diretor de relacionamento com startups na Bossa Nova Investimentos, consultor de inovação no Sebrae, Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil; e CEO e fundador do primeiro do portal de vídeos Videolog TV.

Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech e Fundador da Associação Brasileira de Startups. Foi reconhecido como Empreendedor do Ano pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios; melhor fundador pelo site americano The Next Web; um dos 50 mais inovadores do Brasil pelo site Meio&Mensagem; um dos 10 jovens mais inovadores do país pelo MIT; e como Mark Zukerberg brasileiro, pelo site americano Business Insider. É o autor do best seller, Pense Simples. Recebeu recentemente a medalha JK, maior honraria dada à um cidadão Brasileiro, como Personalidade Brasileira do Ano em Tecnologia. Escreve para a revista MIT Technology Review e é membro do Comitê de Inovação da C&A, do Comitê de Inovação da Baterias Moura e do Conselho de Administração do Instituto Ayrton Senna. Caetano vai proferir a palestra Inove ou Morra Tentando.

Inovação, Criatividade e Tecnologia: Uma Espiada no Futuro Após a Pandemia será o tema da palestra de Marcos Piangers. Piangers já foi chamado de “guru” pelo portal UOL e “fenômeno da internet” pelo jornal O Globo. Já trabalhou na Rede Globo e coordenou equipes de inovação no sul do Brasil. Já palestrou nos maiores eventos e para várias empresas do Brasil, e nos palcos de Portugal e Inglaterra, além de ter sido cinco vezes palestrante do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo. Seus vídeos já alcançaram meio bilhão de visualizações na internet e sua palestra foi a mais bem avaliada por dois anos no maior evento de marketing digital da América Latina.

É autor do best-seller O Papai é Pop, com mais de 500 mil cópias vendidas no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e chamado por revistas portuguesas de “o pai mais cool do Brasil”. Participa do livro Carta Para Meu Jovem Eu, ao lado de Paul Mccartney e Jamie Oliver. Em 2022, seu livro O Papai é Pop vai para os cinemas, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira.

Todas as palestras serão gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Com informações da Agência Sebrae Piauí.

 


02 de Setembro de 2022 13:16

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática