Detalhes da Notícia

Curso SICONV / SISCON – Gestão de Convênios e Captação de Recursos é ofertado aos agentes municipais

Na manhã desta quarta-feira (24), foi iniciado, na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o Curso SICONV / SISCON – Gestão de Convênios e Captação de Recursos, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

O curso é promovido através de uma parceria entre a APPM, a Escola dos Municípios do Piauí e a Escola de Gestão e Controle – Cons. Alcides Nunes (EGC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

São palestrantes do curso o advogado e economista, especialista em Gestão Pública Municipal e em Gestão de Convênio e Captação de Recursos, Marcos Guilherme Oliveira; o bacharel em computação, especialista em Gestão Pública Municipal e técnico em Gestão de Convênios e Captação de Recursos, José Batista; e a auditora da CGE-PI, especialista em Direito Tributário, Luciana Gomes.

O palestrante Marcos Guilherme Oliveira abriu o curso explicando os objetivos principais a serem abordados.

“O nosso treinamento permite o acesso de vocês ao ambiente de treinamento do Ministério da Economia, onde os agentes municipais terão a oportunidade de ter a visão tanto do concedente, o que o concedente faz para liberar recurso desde a criação de um programa vinculado ao orçamento, a LDO, como se cadastra uma proposta dentro do sistema, como se executa essa proposta e uma visualização de como se opera uma prestação de conta. Certamente que a Plataforma +Brasil é um conjunto de sistemas inseridos, tendo módulos específicos para as transferências fundo a fundo e transferências especiais, mas o nosso objetivo aqui vai tratar muito mais nas transferências discricionárias, nas transferências legais. Então, nesse curso, que posso chamar de uma imersão ao sistema, os participantes terão a oportunidade de trabalhar o sistema em todas as suas fases”, pontua Marcos Guilherme.

Luciana Gomes, também facilitadora do curso, falou sobre a operação dos sistemas SISCONV/SISCON.

“Quem opera o sistema sempre tem que entender da legislação. Farei a apresentação do SISCON, mostrando o que o sistema oferece, como os agentes podem inserir um projeto para captar recursos e fazer a prestação de contas de maneira geral”, finaliza.


24 de Novembro de 2021 13:52

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática