Conferência Municipal discute consolidação do Sistema Nacional de Educação
Para discutir a realidade e os desafios da política de educação, a Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, promoveu durante todo o dia desta segunda, 02, a III Conferência Municipal de Educação.
O evento foi realizado do auditório da escola Monte Sinai, e contou com a participação de professores da rede municipal e estadual de educação, além de alunos e diversos seguimentos da sociedade civil organizada que debateram prioridades para a educação do município.
Com o tema, “A consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE, do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação”, a conferência que tem como desafio a consolidação de um sistema nacional de educação articulado, promoveu o diálogo a respeito das proposições abordadas no ‘documento referência’ da Conferência Nacional de Educação, debatendo, principalmente, aspectos na educação municipal.
Na abertura, a secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, afirmou que a conferência municipal é um momento em que a sociedade civil se reúne para discutir as políticas públicas que nortearão a Educação do município. Momento em que parabenizou a gestão atual por sempre promover eventos como o mesmo, que priorizam debates de valorização da Educação.
Claudia, como é conhecida, disse também, que a III Conferência de Educação de Belém tem como principal objetivo discutir novas estratégias, visando melhorar ainda mais os índices Educacionais. “Uma cidade cresce e desenvolve a partir de uma educação eficiente e de qualidade, e o debate em torno das diretrizes vão contribuir para formação de propostas que trarão melhorias educacionais para nosso município. Meu desejo como educadora, é que possamos fomentar a qualidade do ensino em toda as etapas e modalidades com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem”, pontou.
Para o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, a conferência é uma das expressões mais fortes da necessidade de participação social junto a educação municipal. Ainda segundo ele, a gestão muito tem investido para promover um ensino de qualidade, onde reafirmou que continuará buscando realizar políticas públicas que eleve cada vez mais a educação do município.
O presidente do Conselho Municipal de Educação, José Benedito Neto, afirmou que se faz necessário a discussão ampla sobre a educação. “Precisamos debater a Educação, pois a sociedade brasileira precisa de sujeitos que possam garantir o direito a educação e principalmente o direito dos alunos a ter um aprendizado eficiente, e nos aqui estamos, na busca pela qualidade do ensino de nosso País, pois somente com essa qualidade iremos avançar. Vamos aproveitar este espaço democrático de construção, entre atores sociais , que com responsabilidade vai debater e propor diretrizes para que Belém do Piauí, que sempre foi, continue sendo destaque regional no ensino aprendizagem”, disse.
Durante o evento houve apresentações voltadas a temáticas, e após a aprovação do Regimento Interno, aconteceu a palestra magna que foi ministrada pela professora, pós graduada e mestranda, JessykaO’hara Corrêa de Alencar Ramos. “Hoje se discute em todo estado do Piauí e o País, as diretrizes da políticas educacionais que estão em vigência do Brasil, então esse momento tem essa finalidade se de colocar em pauta aquilo que se prevê e se discute nessas políticas públicas. Para tanto é de grande importância a participação de cada um nessa conferência, onde contribuirão para a qualidade do processo educativo local”, disse.
A palestrante, ainda explanou sobre os objetivos e metas da CONAE 2018. Segundo ela, a meta da Conferência Nacional 2018 é monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Por conta disso a necessidade de se discutir o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação.
Após a palestra, foram realizadas grupos de trabalhos que debateram em consonância com a diretriz nacional, os 8 eixos temáticos. Em seguida houve a plenária para apresentação de propostas. Dentre elas, revisar o plano de carreira, firmar parcerias com o Poder Judiciário, afim de que apenas pecuniárias fossem destinadas para a aquisição de livros e computadores para a biblioteca escolar, articular ações e metas para garantir mais recursos para a educação, dentre outros.
As propostas serão levadas para Conferência Intermunicipal, a se realizar ainda no mês de abril em Picos. Ao término da conferência, foram entregues certificados aos participantes.
Estiveram presentes no evento, a primeira dama, Francisca Carvalho, o professor Edson Ribeiro, que conduziu a conferência, o presidente de acampamento e controle social do Fundeb, Francisco Antônio de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, Bernardino de Carvalho, os vereadores Francisco Zacarias, o Burenga, Rosiane de Sousa, Luiz de Sousa Carvalho, o Luizinho, os secretários municipais de Assistência Social, Anaias Carvalho, de Finanças, Josefa Silva, de Saúde, Juscenildo Boeiro, a presidente do Conselho Tutela, Francisco Carvalho, presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Margarida Silva e o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, João Manoel.
Fonte: Portal Cidades na Net
04 de Abril de 2018 10:31