Com público expressivo, APPM encerra Seminário eSocial para os Municípios Piauienses
A APPM, através da Escola dos Municípios do Piauí, concluiu, no final da manhã desta quarta-feira (28), o Seminário eSocial para os Municípios Piauienses. Com carga horária de 16h, participaram da capacitação 90 municípios, representados por 220 servidores municipais e contadores.
O eSocial é um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial vai reduzir custos e tempo da área contábil do setor público e privado na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Para o perito e contador, Antônio Gomes das Neves, que foi um dos palestrantes do evento, o eSocial chega para dinamizar as administrações públicas e privadas.
“Por lei, o eSocial será obrigatório. A grande importância para as administrações municipais é que elas vão poder ter o controle de suas ações. A preocupação nesse momento, com relação a administração de pessoal dos municípios, é a gestão montar uma estrutura capaz atender as exigências do eSocial, para se poder cumprir o que ele pretende. Esse sistema é unificado, podendo encaminhar informações importantes para quatro órgãos simultaneamente, que são eles: Ministério do Trabalho, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica. Esse sistema chega para dinamizar administrações públicas e privadas”, destaca.
A principal vantagem para o trabalhador será a maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários e à maior transparência referente às informações de seus contratos de trabalho.
Através do eSocial, serão também registradas todas as informações relativas aos pagamentos efetuados ao trabalhador, assim como as informações referentes à sua condição de trabalho, tais como as características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais está exposto.
28 de Novembro de 2018 13:46