Detalhes da Notícia

Com a presença da APPM, TCE e Unicef firmam pacto em defesa da Primeira Infância

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram, na manhã desta segunda-feira (06), um Memorando de Entendimento visando a cooperação técnica e a implementação de ações em prol da Primeira Infância.

Com a presença de autoridades estaduais, aconteceu também a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o TCE-PI e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), implementadora do Selo Unicef no Piauí, buscando o fortalecimento de ações do Selo Unicef Edição 2021-2024 no nosso Estado. Além disso, foi inaugurada a Sala do Unicef ao lado do plenário da Corte de Contas.

Na solenidade, realizada no plenário, o auditor de controle externo Gilson Araújo, diretor de Fiscalização de Políticas Públicas (DFPP), apresentou o projeto “Primeira Infância na Conta Certa”, pelo qual o TCE compromete-se a monitorar, capacitar e apoiar os municípios em suas ações voltadas para a primeira infância.

O UNICEF, por sua vez, compartilhará metodologias, estudos e capacitações, ampliando a base de conhecimento e as ferramentas disponíveis para o estado. A APDMCE entra como um elo de intercâmbio e compartilhamento de experiências exitosas, além de apoiar logisticamente as ações do Selo Unicef no Piauí.

O presidente Toninho participou do encontro, ocasião em que destacou a importância da iniciativa e revelou que a APPM estará trabalhando para que todos os municípios do Piauí participem do Selo Unicef.

“O foco principal dessa iniciativa são os municípios do Estado do Piauí, especialmente aqueles inscritos no Selo Unicef, e, claro, as crianças na fase da primeira infância que residem nessas localidades. Entretanto, o benefício se estende a todos os cidadãos piauienses, pois investir na primeira infância é construir um futuro mais próspero, justo e equitativo para todos”, enfatiza Toninho.

A proposta do “Primeira Infância na Conta Certa” vai além de apenas garantir direitos. Ela busca assegurar que todas as iniciativas, recursos e esforços estejam alinhados precisamente para o benefício máximo das crianças, considerando qualidade, quantidade, eficácia e tempo.

 

 


06 de Novembro de 2023 14:15

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática