Detalhes da Notícia

APPM reafirma parceria com a SEDUC-PI e a UNDIME-PI para o PRO Alfabetização na Idade Certa

Na manhã desta sexta-feira (13), a APPM esteve reunida com os representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PI) para reafirmar o compromisso público da instituição com o  Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

No reunião o presidente Toninho assinou a carta, que objetiva atuar pela efetiva alfabetização de todas as crianças piauienses na idade certa, por meio de uma educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade. A APPM comprometeu-se em conjugar esforços para fortalecer o regime de colaboração entre o Estado do Piauí e seus 224 municípios, e contribuir para a criação de um ambiente de amplo engajamento em torno da aprendizagem dos estudantes.

O momento foi oportuno para os gestores também debaterem assuntos como: o ICMS Educação; a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios; o apoio da APPM na articulação com os municípios em ações relacionadas ao Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC); e a importância do compromisso em torno da alfabetização de crianças.

O presidente da APPM, Toninho, reforçou a importância da união entre os municípios e o Estado em prol de um avanço na educação piauiense.

“A cooperação entre os entes é muito importante para que possamos avançar juntos nas ações educacionais, principalmente porque a base é no infantil, e é nessa fase que a gente consegue preparar o cidadão para chegar ao ensino fundamental e médio. Assim, teremos um resultado efetivo de todas essas ações que vêm a melhorar o IDEB do estado do Piauí, como também dos municípios. Por isso, é de extrema importância estarmos unidos, trabalhando as ações para que possamos avançar juntos e melhorar a qualidade da educação do Estado do Piauí”, enfatiza o presidente.

O gestor acrescentou sua fala embasando a Nova Lei n.º 7.540 e ressaltando a sua importância para a captação dos recursos municipais.

“A APPM está aqui com todo o seu Núcleo de Educação, para que a gente possa avançar junto com os gestores, mostrando a importância dessa cooperação com o Governo do Estado e ao mesmo tempo trazer resultados. Com a Nova Lei n.º 7.540, a gestão municipal depende de resultados para obter mais recursos. Então, é trabalho de resultados e agora de recursos. Todos os municípios terão que avançar não só na educação, mas também na saúde, no meio ambiente, pois são fatores fundamentais para os quoeficientes dos municípios na distribuição do ICMS. Então, além da importância da qualificação do aluno e toda a sua equipe, existe a necessidade da captação de recursos para os municípios”, finaliza.

No encontro, a coordenadora estadual do programa, Gabriela Oliveira, apresentou a organização e a estrutura das etapas de formação e execução do ciclo de alfabetização e da educação infantil e reforçou o engajamento dos municípios no programa.

“A equipe do PRO Alfabetização na Idade Certa teve uma reunião com a nova diretoria da APPM para reafirmar o compromisso com a alfabetização de crianças, bem como fortalecer a parceria do Governo do Estado com os municípios. A APPM tem um papel importante de articulação com os municípios para que todos possam estar abertos aos diálogos com o Estado; mobilizar os prefeitos para implementar as ações do programa; e validar o nosso trabalho à frente dos municípios”, destaca a coordenadora.

As principais ações implementadas pelo Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), foram: a Formação de Professores e Gestores Escolares; a Formação de Dirigentes Municipais de Educação; a Distribuição de Material Didático Complementar (MDC); o Bolsa Extensão Tecnológica; o Prêmio às Escolas; a Assessoria Pedagógica aos Municípios; e a expansão do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para alunos do 2º. e 5º. ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino.

A presidente da UNDIME-PI, Érica Graziela, concordou acerca da importância de reafirmar o compromisso com a nova gestão.

“Estamos reunidos a APPM, SEDUC e UNDIME, entidades que têm essa conjuntura, onde temos coletivamente esse intuito de fortalecer a educação pública piauiense através do regime de colaboração, e hoje tivemos a oportunidade de reafirmar o nosso compromisso com o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que garante que todas as crianças piauienses possam ser alfabetizadas na idade certa, e que o município possa garantir que a criança tenha uma educação pública de qualidade, com equidade e qualidade social”.

Participaram também das tratativas o prefeito de Aroazes, Manoel Portela; a coordenadora do PPAIC, Gabriela Oliveira; a presidente da UNDIME-PI, Érica Graziela; os representantes do Núcleo de Educação da APPM, Conceição Freitas e Amâncio Macedo; o diretor-geral da APPM, Leal Júnior; assessor da presidência, Charles Sales; os articuladores locais da Associação Bem Comum, Erik Akio e Mariana Nascimento; o coordenador de comunicação ABC, José Paulo; e o coordenador da PPAIC, Cleverson Moreira.

A nova gestão também está comprometida com a educação. É necessário cada vez mais fortalecer o regime de colaborações no estado do Piauí, com ações efetivas e que vão garantir que as crianças e adolescentes do Piauí tenham uma educação de maior qualidade.


14 de Janeiro de 2023 14:06

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática