Detalhes da Notícia

APPM promove curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para seus servidores

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, nos dias 07 e 08 de junho, o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para os servidores que trabalham da entidade que atuam com o manejo de serviços alimentares. Na capacitação foram abordados os seguintes temas: contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal adequada, condições ideais para recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos, higiene de utensílios, equipamentos e ambiente, transporte de alimentos e controle da saúde dos manipuladores. Também foi realizado um treinamento de lavagem e higienização das mãos, abordando a importância do uso correto e consciente de EPIs e insumos.

O treinamento foi teórico-prático, imersivo e in loco, com o objetivo de padronizar as operações e atender as conformidades da RDC216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A consultora Antonella Cunha, técnica responsável pelo treinamento da equipe, enfatizou os temas trabalhados no treinamento e a importância desses cuidados no ambiente laboral.

“Nesse curso de capacitação, os participantes puderam aprender os aspectos mais importantes do trabalho com os alimentos, em relação à higiene pessoal e utensílios, além da regularização da limpeza, regras de legislação de alimentos, condições de alimentos mais adequadas, tudo isso para evitar riscos para a saúde do consumidor, entre outros aspectos da área. Destacamos a importância de se ter um ambiente limpo e se realizar corretamente o manuseio de alimentos. Alertamos, também, sobre os cuidados com a segurança no local de armazenamento, temperatura, disciplina na área de trabalho, utilização de uniforme e os motivos para evitar o uso de acessórios e maquiagens durante o serviço. O curso também possibilitou orientarmos e praticarmos o treinamento de lavagem das mãos, objetivando a melhoria dos processos operacionais padrão da instituição”, destaca Antonella.

Por Alice Paranaguá.

 


10 de Junho de 2022 14:00

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática