Detalhes da Notícia

APPM presente na solenidade de lançamento da segunda fase do Pactos pelo Piauí

O Governo do Piauí abriu, nessa segunda-feira (24), em solenidade ocorrida em Teresina, a segunda fase do Pactos pelo Piauí. A iniciativa visa a integração e cooperação interfederativa, possibilitando aos municípios acessar programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, nas áreas de saúde, educação, segurança e trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.

A APPM, através do presidente Admaelton e seus técnicos, participam do evento, que é uma realização do governo do Estado, por meio das secretarias de Governo, Planejamento e Relações Sociais; do governo Federal, através do ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; com apoio da APPM e patrocínio do Sebrae-PI.

O governador Rafael Fonteles destacou a relevância do trabalho integrado para ofertar melhores serviços à população e elevar indicadores de avaliação nas áreas propostas. “É a única maneira da democracia funcionar efetivamente para melhorar a vida do povo. Juntos, Governo do Estado, Governo Federal e Governo Municipal, cooperando e atuando na mesma direção” considerou.

O Pactos pelo Piauí promove apoio na execução de políticas públicas, capacitação, interlocução e colaboração. A fase atual constitui-se numa preparação para a atuação conjunta dos governos, nas sete áreas estabelecidas, elevando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. “Todas as estruturas de governos estão voltadas para a melhoria dos principais índices, que nos preocupam enquanto gestores” resumiu o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

A abertura do evento contou com palestra da professora doutora Tânia Bacelar, uma das maiores economistas do país. Na apresentação, foi destacado o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí, crescimento da taxa de emprego formal, entre outros indicadores que destacam o estado no cenário nacional.

Nesta terça-feira (25), os gestores vão acompanhar apresentações detalhando o conteúdo dos pactos e suas ações. A secretária Adjunta de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços, Kathyana Buonanfina, representou a Ministra Ester Dweck.

Fases do Pacto

A primeira fase do Pactos pelo Piauí ocorreu em novembro do ano passado, com a apresentação da proposta aos prefeitos eleitos. Agora, na fase 2, prefeitos e equipes técnicas participam de reuniões para detalhamento dos programas ofertados. A terceira fase ocorre entre os dias 25 de março e 25 de abril, com a assinatura dos pactos para formalizar a adesão.

Depois da adesão estão previstas reuniões com o órgão estadual que coordena o pacto, para estabelecer prazos de execução e metas. Depois vem a etapa de capacitação e treinamento das ferramentas de acompanhamento. Em 30 de junho, as atividades iniciam com a prestação dos serviços aos cidadãos.

Durante a execução dos programas os municípios vão dispor de instrumentos tecnológicos que emitem relatórios e outras ferramentas de acompanhamento dos indicadores, para avaliar o alcance e a eficiência do trabalho.

“Estamos muito otimistas, esperando as propostas do governo estadual, como também federal, para levar o melhor para a nossa cidade, principalmente nas áreas da saúde e educação” pontuou a prefeita Laís Barroso, de Santa Cruz do Piauí.


25 de Março de 2025 11:50

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática