Detalhes da Notícia

APPM participa do V Encontro Descentralizado do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-PI)

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-PI) realizou, na última sexta-feira (18), no município de Campo Maior, o V Encontro Descentralizado de Gestores Municipais de Assistência Social com Municípios dos Territórios Carnaubais e Planície Litorânea.

A iniciativa teve como objetivo capacitar e orientar gestores, técnicos e conselheiros da assistência social, abordando temas como: a Intersetorialidade como Estratégia para o Avanço das Políticas Públicas; Curso Sobre Benefícios De Prestação Continuada – INSS; Oficina sobre Cadastro Único de Programas Sociais – Programas e Benefícios; Oficina com os Conselhos Municipais de Assistência Social - CMAS; Direitos e Benefícios da Pessoa com Deficiência (PCD) - SEID; O Programa Criança Feliz para o Desenvolvimento da Primeira Infância no SUAS – SASC.

O presidente da APPM, Paulo César Morais, compôs a mesa juntamente com a presidente do COEGEMAS-PI, Lourdes Sousa; a representante da Governadora Regina Sousa, Janaína Mapurunga; representante do Prefeito de Campo Maior e vereador do Município, Sena Rosa; e o secretário do SAS de Campo Maior, Joarez Cavalcante.

O COEGEMAS faz parte de uma engrenagem que movimenta a política da assistência social e, portanto, sua missão é utilizar todos os instrumentos orientadores que essa política apresenta, para que suas ações sejam realizadas com regularidade e qualidade no atendimento do público-alvo.

Para Lourdes Sousa, presidente do COEGEMAS-PI, o evento é de total importância para que os gestores possam conhecer, analisar e aprender a realidade da assistência social, pois o acesso à informação facilita e agiliza a gestão dessa política que precisa ser democratizada. E acrescenta: “O sistema operacional de nossas ações – o SUAS, deve ser valorizado e fortalecido, pois, é através dele que teremos uma organização mais qualificada de nossos espaços de trabalho, dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos tão necessários ao bom andamento de nossas ações”, finaliza.

Em sua fala o presidente da APPM, Paulo César Morais, ressaltou a relevância da autonomia dos municípios, pois é o ente municipal quem sabe da sua necessidade. Para o gestor, o município não dispõe de recursos para implementar políticas públicas, enfrentar suas particularidades, necessidades e carências, e acrescenta: “O que queremos é um diálogo. As vezes os programas, na ocasião o PRO SOCIAL, vai necessitar do município, então nada melhor do que antes de se criar, de se implementar um programa, que o município participe da sua concepção”, enfatiza Paulo Cézar.

Programas, projetos, serviços e benefícios destinados às pessoas vulneráveis devem ser bem executados, no sentido de assegurar o pleno acesso a todos os direitos sociais aos beneficiários da política da assistência social. Para Lourdes, presidente do COEGEMAS-PI: “Isso é um processo de luta constante, não se encerra aqui neste encontro, que já é o quinto que o COEGEMAS promove”, finaliza.

 


21 de Novembro de 2022 10:31

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática