Detalhes da Notícia

APPM e COSEMS-PI se reúnem para discutir ações conjuntas em benefício dos Municípios

Com o objetivo de realizarem ações conjuntas em favor dos Municípios, o Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho, recebeu nesta manhã de segunda-feira (27) a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI) e Secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas; a Secretária Executiva do Colegiado, Goretti Pereira; e a Secretária de Saúde do Município de Massapê do Piauí, Lucinha Carvalho.

Essa é a primeira reunião que aconteceu entre as entidades após a mudança de gestão da APPM, onde o COSEMS-PI veio buscar maior aproximação e firmar uma importante parceria que tem como objetivo fortalecer as regiões de saúde por meio da Comissão Intergestores Regional (CIR).

O Colegiado detectou um esvaziamento dos Técnicos e Secretários de Saúde nas reuniões da CIR de algumas regiões do Estado, o que tem causado preocupação, porque a oportunidade que o Conselho tem de fortalecer os territórios é através da participação dos secretários dentro das discussões dos espaços regionais, de modo que as políticas públicas em saúde sejam fortalecidas nesses espaços. A Comissão Intergestores conta, também, com a presença da APPM e das áreas técnicas da SESAPI nas discussões onde acontecem as diferentes pactuações a nível regional.

O Prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Costa; o Prefeito de Santo Inácio do Piauí e Tesoureiro-Geral da APPM, Tairo Mesquita; o Chefe de Gabinete, Luciano Carvalho; a Técnica do Núcleo de Saúde, Margareth Pimentel, participaram das discussões.

O Presidente Toninho colocou a APPM à disposição do COSEMS-PI e reforçou a importância da participação dos Técnicos e Secretários de Saúde nas CIR.

“Todos os dias nós, Prefeitos e Prefeitas, lutamos para ver nossos Municípios com melhores índices de desenvolvimento, e a saúde é uma pasta importantíssima, que merece todo um esforço, porque a população precisa e merece utilizar um serviço de qualidade. Para isso, contamos com o trabalho dos Técnicos e Secretários de Saúde, que tem papel fundamental para a construção de políticas públicas eficientes”, destaca Toninho.

Ao final da reunião, a Presidente do COSEMS-PI informou que já está em fase avançada a implantação da Gestão Plena em outros Municípios do Piauí, onde foram realizadas oficinas ainda no ano de 2022, ficando, nesse momento, as Secretarias de Saúde responsáveis por fazerem um estudo individualizado para que se possa avançar na Gestão Plena em Saúde Pública.

 


27 de Fevereiro de 2023 15:42

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática