APPM e COEGEMAS realizam a entrega do Primeiro Prêmio Gestor Social a municípios
O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizaram, na noite dessa quarta-feira (20), no Theatro 4 de Setembro, a solenidade de entrega do Primeiro Prêmio Gestor Social 2023.
O momento também serviu para homenagear pessoas que em vida contribuíram significativamente com o Coegemas e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que foram exemplo de dedicação, humildade e muito trabalho. Nessa primeira edição do prêmio, Lígia Maria Brito Veras e Marlene Nogueira Dias receberam as homenagens in memoriam, e representantes de suas famílias receberam o Trofeu Gestor Social.
O presidente da APPM, Toninho, em seu discurso enalteceu a iniciativa do Coegemas e falou da articulação que vem acontecendo para que os municípios consigam um fundo permanente destinado a Assistência Social.
“Esse é um momento importante, um momento de reconhecimento onde foram apresentados vários projetos ao Coegemas, e eu quero aqui parabenizar o presidente do Conselho de Assistência Social, Juca Neto, pelo trabalho que vem realizando. Sabemos das dificuldades por que passam os secretários, junto com os prefeitos, pois trabalhamos em prol do social e sabemos das dificuldades financeiras que temos enfrentado. Temos articulado junto aos deputados federais, senadores e junto ao congresso nacional para que a gente possa ter um fundo permanente para o social, onde os municípios consigam se dedicar e fazer mais pelo povo e a cidade que cada gestor representa. Somos gratos pela confiança do povo que confia nas gestões municipais, mas, acima de tudo, agradecemos a dedicação de cada profissional que trabalha no social, pois quem trabalha nessa área atua com o coração. A APPM está aqui para apoiar e reconhecer o trabalho dos secretários de assistência social de todos os municípios”, destaca Toninho.
Personalidades que fizeram e fazem da Assistência Social sua bandeira de luta também foram premiados, entre elas, a coordenadora do Pacto pela Primeira Infância e primeira-dama do estado, Isabel Fonteles; a secretária de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos e ex-governadora do estado, Regina Sousa; o chefe do escritório do Unicef no Ceará e coordenador do Selo Unicef para os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar e a superintendente de Assistência Social da SASC, Janaína Mapurunga.
O presidente da APPM, Toninho, e o presidente do Coegemas, Juca Neto, entregaram a prefeitos e prefeitas participantes do Prêmio Gestor Social o certificado que oficializa o município como socialmente responsável. A honraria determina o compromisso social dos gestores, reforçando as prioridades sociais e a proteção social por meio da política de assistência social.
Nessa primeira edição, 34 municípios receberam a certificação, sendo eles: Água Branca, Amarante, Aroeiras do Itaim, Aroazes, Anísio de Abreu, Angical do Piauí, Barras, Barro Duro, Bela Vista do Piauí, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Floriano, Gilbués, Hugo Napoleão, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa do Sítio, Landri Sales, Novo Santo Antônio, Padre Marcos, Pimenteiras, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, São Miguel da Baixa Grande, São João do Arraial, São Gonçalo do Gurgueia, Santa Luz do Piauí, Sebastião Leal, Simplício Mendes, Teresina e Vera Mendes.
O presidente do Coegemas, Juca Neto, em seu discurso enalteceu a iniciativa do presidente da APPM em criar um núcleo de assistência social na entidade. Falou, ainda, que os prefeitos e gestores que estão recebendo as honrarias estão sendo protagonistas de uma gestão socialmente responsável.
“Agradecer o presidente Toninho, um homem sensível às causas sociais, e que em uma gestão diferenciada institui o núcleo da assistência social no prédio da APPM para orientar gestores, prefeitos e prefeitas a buscar a valorização da assistência social. Parabéns, Toninho, pelo seu trabalho, pela sua desenvoltura, e pela parceria neste projeto. Aos prefeitos e prefeitas que estão aqui, quero dizer que vocês fazem uma diferença imensa na vida do povo de vocês. Por isso que nós promovemos esse momento, para trazer vocês e para que esses projetos, em uma base digital, possam ser inspiração não só para o Piauí, mas para o mundo inteiro. Então cada um de vocês que está aqui terá a sua marca registrada na sua gestão por ser um município socialmente responsável, onde faz a aplicação dos recursos, mas, acima de tudo, apoia os gestores da assistência social”, relata Juca.
Entrega do Prêmio do Concurso Gestor Social 2023
No dia 25 de abril desse ano a APPM e o COEGEMAS lançaram o Prêmio Gestor Social 2023. A honraria é uma iniciativa da atual diretoria executiva do Colegiado de Assistência Social com foco no fortalecimento do SUAS. Gestores de todo o Piauí puderam inscrever e divulgar práticas que transformam a vida e a história de pessoas através de experiências exitosas.
Organizado em quatro categorias, o prêmio, simboliza a união de instituições e representantes que têm o mesmo objetivo, garantir inclusão social e o acesso a direitos, e é uma oportunidade para aqueles que mais precisam. Os projetos inscritos foram analisados criteriosamente por uma comissão, seguindo as orientações do edital.
os municípios destacados em 1º lugar receberam uma impressora multifuncional ofertada pela APPM e o Coegemas. São eles:
1 - Projetos destaque na categoria Primeira Infância:
1º Destaque - Projeto Nascer - Município de Ipiranga do Piauí
2º Destaque - Projeto Acesso às Políticas Públicas por Meio do Fortalecimento da Primeira Infância no SUAS - Registro Civil - Município de Padre Marcos
2 - Projeto destaque na categoria Protagonismo Jovem
1º Destaque - Projeto Ascender as Luzes, Natal Sustentável - Município de São Miguel da Baixa Grande
2º Destaque - Projeto Cine Social - Município de Floriano
3 - Projeto destaque na Categoria Mulher
1º Destaque - Projeto Lidera Mulher! Juntas pelo Empoderamento Feminino - Município de São João do Arraial
2º Destaque - Projeto o Artesanato, a Intergeracionalidade e o Empreendedorismo entre Elas - Município de Santa Luz do Piauí
3 - Projeto destaque na Categoria Melhor Idade
1º Destaque - Intercâmbio da Melhor Idade - Município de Vera Mendes
2º Destaque - Projeto Florescer - Município de Hugo Napoleão
No encerramento da solenidade foi entregue um prêmio de honraria especial ao município de Barro Duro como reconhecimento pela apresentação do “Projeto Musical Eficiente” que desenvolve ações com alto teor humanitário e de inovação voltadas para pessoas com deficiência – PCD.
Confira regulamento do Prêmio Gestor Social aqui.
21 de Setembro de 2023 14:49