Detalhes da Notícia

APPM divulga resultado do primeiro Vacinômetro Municipal

Muitos pontos acerca dos índices de vacinação nas cidades piauienses têm sido pauta de questionamentos, devido a algumas informações conflitantes.

Diante dessa situação e visando a transparência dos dados, a APPM, com o objetivo de divulgar informações fidedignas à sociedade, instituiu o Vacinômetro Municipal, ferramenta que irá compilar semanalmente os dados sobre a quantidade de doses de vacinas recebidas e aplicadas contra a Covid-19 em todas as cidades, bem como o desempenho de cada uma delas.

Segundo o presidente da APPM, Paulo César Morais, o que levou a instituição a criar seu próprio vacinômetro foi a necessidade de defender o municipalismo diante das informações distorcidas sobre a real situação da quantidade de vacinas recebidas e em estoque em cada município.

“Muitos municípios estão sendo expostos na imprensa, através da divulgação de informações de que os mesmos não estão vacinando. Sabemos que esses números distorcidos se dão, em muitos casos, em razão da alimentação dos sistemas e até por uma inconsistência entre o alimentar dos municípios e o processo de encaminhamento de dados tanto para o sistema do Estado, quanto para o sistema da União. Então a APPM criou o seu próprio vacinômetro, para que possamos divulgar, nas redes institucionais da entidade e nos meios de comunicação, os dados reais repassados pelos próprios municípios a intituição. A ferramenta servirá até como comparativo dos dados que estão sendo veiculados na imprensa e as informações corretas, repassadas pelas secretarias de saúde a APPM. Nosso objetivo é levar uma informação fidedigna para a sociedade e os órgãos de controle, de maneira que os municípios não sejam penalizados com a distorção de dados”, enfatiza Paulo César.

Na última sexta-feira (16) foram divulgados os primeiros números do Vacinômetro Municipal, com informações precisas sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 em 165 municípios piauienses. A instituição informa, ainda, que os dados coletados serão divulgados todas as sextas-feiras, através dos canais institucionais da Associação.

Para Margareth Pimentel, técnica do núcleo da saúde da APPM, o vacinômetro municipal chega para contribuir com a transparência de dados referentes à vacinação nos municípios piauienses.

“O Vacinômetro Municipal é uma ferramenta criada pela APPM para que seja possível realizar, com transparência, o acompanhamento do número de doses recebidas e aplicadas contra a Covid-19 nos municípios. Por meio do vacinômetro da APPM, todo cidadão poderá ter acesso e se informar, através de dados fidedignos, sobre a campanha de vacina contra o novo coronavírus”, conclui a técnica.

Confira dados do primeiro vacinômetro da APPM clicando aqui.


19 de Julho de 2021 13:19

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática