Detalhes da Notícia

31 de agosto - APPM sediará Seminário regional que efetiva a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH-Parnaíba) e a Agência Nacional de Águas e Esgotos (ANA), em parceria com a APPM, convidam os gestores municipais, usuários de água e toda a sociedade civil para participarem do seminário que acontecerá em Teresina, no dia 31 de agosto, na sede da entidade municipalista, que pretende integrar o processo de instalação formal do CBH-Parnaíba e definir as instituições que irão compor os quadros representativos no Comitê.

O calendário do processo eleitoral, assim como os locais e as formas de participação estão detalhados no Edital nº 02/2023, datado de 15 de junho de 2023 e assinado pelo coordenador da Comissão Eleitoral, Wagner Martins da Cunha Vilela.  O documento oficial pode ser acessado em: https://cbhparnaiba.com.br/editais/

 Os Seminários Regionais estão ocorrendo durante todo o mês de agosto, e a realização dos mesmos fica a cargo da com Agência Nacional das Águas e Esgotos (ANA), da diretoria provisória do CBH Parnaíba e dos governos dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Para realizar a inscrição da sua entidade basta preencher a ficha de inscrição em anexo, cartão CNPJ e documentação pessoal do representante legal. Encaminhar para esse e-mail: secretaria@cbhparnaiba.com.br

Confira datas e locais dos seminários regionais clicando aqui.

Quem pode participar?

São convidados a participar agentes e entidades passíveis de compor o CBH, tais como prefeituras municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica.

Multiplicadores sociais na sua cidade

Vale ressaltar que, desde meados de junho, mobilizadores sociais estão visitando os 277 municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Parnaíba. Eles estão em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús, no Ceará; Balsas e Timon, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

O Comitê de Bacia

O CBH Parnaíba é um colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa que reúne 50 representantes divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e governo. Nele devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na bacia.

Sobre a Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², dos quais 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.

Para maiores informações, falar com Gilberval Vieira - Agente Técnico de Mobilização do CBH-PARNAÍBA - (86) 99964-5608.

 

 

 

 


28 de Agosto de 2023 11:03

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática