Detalhes da Notícia

São João do Piauí realiza Conferência e discute melhorias para pessoas da terceira idade

O município de São João do Piauí realizou a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que teve como tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. De acordo com o coordenador do Centro de Convivência de Idosos Camilo Amorim, Aurélio de Aquino Castro, as expectativas foram superadas, pois muitas pessoas compareceram à solenidade.

“Estamos satisfeitos pelo público que participou e esperamos dar continuidade a esse trabalho, levar as propostas e buscar melhorar os nossos serviços. As conferências são registradas e são ouvidas, então, com certeza, vai sair alguma coisa daqui”, afirmou.

A cerimônia discutiu sobre Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Jéssica Alencar, esteve presente e destacou a importância das conferências.

“A conferência é um dos únicos ambientes que nós temos para que eles possam colocar as propostas e trazer as políticas públicas. Muitas vezes as pessoas vão em praças públicas, redes sociais, mas esses espaços não são espaços de políticas públicas, são espaços sociais. Os lugares que os idosos têm, assim como toda a comunidade, de solicitar propostas e essas propostas serem efetivadas no âmbito de política pública são em conferências, fóruns, audiências, seminários; então são esses espaços comunitários construídos pelos conselhos municipais, estaduais e federais que abrem esses espaços para a participação social para que possam, dentro desse momento, levantarem propostas”, explicou Jéssica.

Além de palestras, discussões e grupos de trabalho, o evento foi marcado por um painel de arte confeccionado pelos idosos do centro de convivência.

Ascom.


29 de Abril de 2019 13:11

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática