Detalhes da Notícia

Prefeitura de Belém do Piauí realiza formação de educadores para Programa Saúde na Escola

Professores das escolas municipais de Belém do Piauí participaram na manhã desta quarta-feira, 28, da primeira formação do Programa Saúde na Escola-PSE, que  tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Promovido  pela  Prefeitura Municipal  de Belém do Piauí em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, a formação aconteceu   no auditório da Escola Monte Sinai,  e teve como objetivo capacitar os professores para possíveis  situações de emergenciais que possam ocorrer sala de aula.

Durante o evento aconteceu um ciclo de palestras com profissionais da saúde que orientaram os professores como se portar diante de algumas situações de ricos que os alunos venham a ter. Frisando  a importância de  promover  a integridade, qualidade de vida e bem-estar dos estudantes da rede municipal.

A primeira palestra foi ministrada pela fisioterapeuta,  Illana Almeida, que abordou o tema ‘Alterações posturais’, quando discorreu sobre desvios posturais, alertando sobre as principais causas da má postura, postura na escola, hábitos de postura inadequada, excesso de peso na mochila do estudante, concluindo com uma reflexão sobre a importância de mudar os hábitos posturais.

O professor, Edson Ribeiro, que coordenou a formação, falou sobre a temática,  ‘Que droga é essa?’. Em sua palestra ele, frisou sobre as drogas licitas e ilícitas no ambiente escolar. “Nossa intenção é despertar a atenção de nossos professores para esse assunto,  porque infelizmente a droga estar presente em nossa sociedade. O município não tem uma prevalência de drogados, mais isso não continuará dessa forma se trabalhamos  esse temática como forma de prevenir  e combater”, afirmou Edson.

A última palestra foi ministrada pelos enfermeiros,  Kellyane Feitosa Ribeiro e Wolney Barros, que  abordaram de forma teórica e prática  sobre primeiros socorros  e situações de risco no ambiente escolar, onde orientaram os educadores como proceder em  situações como parada cardiorrespiratória, convulsão, engasgamento, desmaio, pequenos ferimentos, acidentes com eletricidade, queimaduras,  picadas de insetos, objetos estranhos nos olhos, ouvidos  e nariz e sangramento nasal. 

Kellyane apresentou uma caixa de primeiros socorros e orientou sobre o que deve conter e como usar a mesma.  Ela ainda destacou sobre a importância de ter agilidade e calma em  em  qualquer caso de situação de risco.  Cada escola da rede municipal de ensino receberá um caixa de primeiros socorros.

Durante ano serão realizadas outras formações, além  da atuação de  profissionais de saúde nas escolas para realizar  outras ações  do PSE, com enfoque sobre as drogas,  educação sexual e reprodutiva, primeiros socorros, prevenção de acidentes no ambiente escola e sobre a postura. Posteriormente, também serão trabalhadas questões fonéticas e detecção precoce de problemas áudios visuais.

Participaram do evento,  o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro,  professores, diretores e coordenadores das escolas municipais,  assim como também,  profissionais da Secretaria de Saúde. 

 

Fonte: Portal Cidades na Net


01 de Março de 2018 09:20

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática