Detalhes da Notícia

Nova diretoria assume CNM com compromisso de reformar pacto federativo

Eleito para o mandato 2018-2021, o ex-prefeito de Saldanha Marinho Glademir Aroldi assumiu nesta quarta-feira, 23 de maio, em Brasília, o comando da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Aroldi substitui Paulo Ziulkoski, que liderou a instituição por 21 anos. No discurso de posse durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Aroldi destacou o papel de Ziulkoski na organização da entidade e na defesa de uma pauta municipalista, assumindo o compromisso de dar continuidade ao perfil de atuação do presidente que deixa a função.

Para um público que lotava as dependências do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) no final da manhã, Aroldi afirmou que prosseguirá a luta da CNM em defesa dos Municípios, que nos últimos 21 anos resultou em conquistas de R$ 656 bilhões às administrações municipais. “A CNM que assumimos, junto com os companheiros municipalistas, com a responsabilidade de orientar a caminhada a partir de agora, é uma referência nacional para diversos segmentos, uma entidade que transformou em conquistas dezenas de bandeiras do movimento municipalista”, disse Aroldi.

Além dos resultados obtidos, Aroldi também apontou o respeito conquistado pela CNM perante os poderes Executivo e Legislativo, tanto em função da legitimidade dos seus pleitos quanto em decorrência da postura e das orientações estratégicas seguidas. A opção por evitar vinculações “religiosas, partidárias, clientelistas ou ideológicas” pavimentou, conforme o novo presente, o caminho da autonomia. Para Aroldi, a independência financeira também foi um elemento “capaz de assegurar que os princípios do Movimento Municipalista e suas lutas não se vergam jamais às investidas demagógicas, eleitoreiras e interesseiras de quem pensa em utilizar esta bandeira no favorecimento pessoal ou de grupos”.

Parte da fala do novo presidente foi usada para salientar o perfil de Ziulkoski, sobretudo a respeitabilidade e o exemplo. Aroldi reconheceu a dificuldade de substituir o ex-prefeito de Mariana Pimentel. “A consolidação do Movimento Municipalista Brasileiro como instrumento de defesa da população, e que em todos os momentos busca a melhoria da qualidade da vida das pessoas através da qualificação dos governos locais, passou indiscutivelmente pela atuação destemida e preparada da nossa maior liderança, o presidente Paulo Ziulkoski”, disse. Para Aroldi, a construção da nova sede, inaugurada em 2017, é símbolo da força e da capacidade de organização da CNM nos últimos anos.

Ao comentar suas propostas de gestão, Aroldi salientou a necessidade de aprimorar o pacto federativo, com justiça e equilíbrio, aproveitando a oportunidade política aberta pela eleição de 2018. Ele convocou os integrantes do movimento a cobrar apoio dos candidatos, nos seus redutos eleitorais, à aprovação da pauta dos Municípios, pressionando para que alguns pontos sejam votados ou decididos ainda este ano. Na lista de prioridades, Aroldi colocou, além da pauta legislativa, a concretização do encontro de contas da dívida previdenciária com o governo federal, o julgamento positivo e a liberação de recursos dos royalties do petróleo, travado no Supremo Tribunal Federal (STF), e a compensação adequada pelas perdas da Lei Kandir, entre outros itens. “Precisamos e vamos lutar por uma divisão tributária mais justa”, defendeu.

No início do mandato, o novo presidente também pretende concentrar-se, com o respaldo político e institucional do demais integrantes da diretoria, na regulamentação dos programas federais através de lei, o estabelecimento de critérios razoáveis no reajuste do piso do magistério e a revitalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do “repasse de recursos que assegurem as condições necessárias para prestarmos serviços de qualidade a nossa população”.

Aroldi foi eleito em março de 2018. No discurso de posse, também lembrou a sua trajetória e a vivência pessoal na realidade municipalista, com as eleições para vereador e prefeito da cidade de Saldanha Marinho. Nos anos de 2006 e 2007, Aroldi esteve no comando da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande Grande do Sul (Famurs). Naquela época, ele conduziu uma mobilização para pressionar o governo por mais recursos para o transporte escolar. Durante o período que vai de 2018 até 2021, ele irá conduzir as ações do movimento municipalista juntamente com líderes eleitos. O 1º vice-presidente é Julvan Lacerda; o 2º vice-presidente é Eures Pereira; o 3º vice-presidente, Jairo Mariano; e o 4º vice-presidente, Haroldo Naves. 

Assumem também os cargos de 1º secretário, Hudson Brito, e 2º secretário, Eduardo Tabosa. Para 1º tesoureiro, Jair Souto, e como 2º tesoureiro, João Gonçalves Junior. O conselho fiscal da entidade será composto por Jonas Moura de Araújo, Expedito Nascimento e Christiano Cavalcante, como titulares. Como suplentes estarão: Pedro Henrique Machado, Marilete Vitorino e Cleomar Cunha. A diretoria da Confederação abriga ainda um conselho de representantes regionais. O titular da Região Norte será Francisco Aguiar da Silva e o suplente Wagne Machado. O titular da Região Sul será Marcel Henrique Micheletto, com suplência para Alcides Mantovani. Já a Região Sudeste, terá como titular Daniela de Cássia Brito, cujo suplente será Luciano Salgado. Para a Região Nordeste, Rosiana Beltrão Siqueira, será a titular e o seu suplente Roberto Bandeira. Por fim, na Região Centro-oeste, Rafael Machado será o representante regional, juntamente com Pedro Arlei Caravina.

Fonte: CNM


23 de Maio de 2018 17:36

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática