Detalhes da Notícia

Na XXII Marcha, governadores do Piauí e do Distrito Federal recebem homenagem da APPM

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) participa ativamente da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A entidade, que tem como presidente o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, conseguiu trazer um número recorde de gestores para o evento. No total, participam das atividades da Marcha 139 prefeitos piauienses e 136 agentes públicos, entre eles: secretários de diversas pastas, vice-prefeitos, primeiras-damas e assessores.

Neste terceiro dia de evento a Ministra da Família, Damares Alves; o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, foram alguns dos palestrantes do maior evento municipalista do país.

Paralelo às atividades da Marcha a APPM realizou, durante a tarde desta quarta-feira (10), a cerimônia de Outorga da Ordem do Mérito Municipalista Piauiense ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Júnior, e a entrega do Troféu Carnaúba para o governador do estado do Piauí, Wellington Dias.

O presidente da APPM, Jonas Moura, fez a abertura da cerimônia, que contou com a presença maciça dos prefeitos do Piauí; do deputado federal Júlio César; deputada federal Rejane Dias; e do deputado estadual Georgiano Neto.

“Agradeço a todos os colegas prefeitos que estão conosco nesta solenidade e em nome de todos cumprimento o governador Ibaneis, o governador Wellington Dias e os deputados do nosso estado que estão aqui. O motivo dessa simbólica homenagem é exatamente reconhecer a importância desses dois líderes para o estado do Piauí. Ibaneis é filho de piauienses e têm suas raízes na região de Corrente, e nós queremos deixa-lo mais próximo do nosso Estado. Wellington tem quatro mandatos, sempre vencendo no primeiro turno; então, governador, nós reconhecemos sua capacidade de liderança política e temos certeza que a APPM vai poder contar com um municipalista”, destaca o presidente da APPM.

O governador do Piauí, Wellington Dias, destacou as potencialidades da carnaúba e falou da alegria de estar sendo homenageado.

“É uma alegria receber essa homenagem da APPM junto com o Ibaneis, que é nosso amigo. O Ibaneis tem sido um grande líder nesse momento do país, coordenando e ajudando a organizar o Fórum Nacional dos Governadores. Essa pauta não é só dos estados, mas também dos municípios. Acreditamos que neste nosso novo mandato teremos mais condições de apoiar os municípios do nosso estado. Quero parabenizar a APPM pela iniciativa de colocar o nome da carnaúba nessa nossa homenagem”, revela o governador.

Com pais piauienses e nascido em Brasília, o governador do DF, Ibaneis Rocha, foi criado no município de Corrente. Na solenidade, falou das suas raízes e de quanto o Piauí e o Nordeste fazem parte da sua história.

 “Esse é um momento de alegria pessoal, onde recebo essa homenagem. Eu ganhei as eleições aqui em Brasília exatamente por não ter negado as minhas origens, e a minha origem é exatamente no extremo-sul do Piauí. Lá em Corrente eu tive uma educação muito boa, e eu tive o orgulho de falar na minha campanha que sou um filho de nordestinos que ama o Nordeste e que valoriza tudo o que ele tem de bom para nos oferecer; então, presidente Jonas, é com carinho que recebo essa homenagem da APPM, não só pela simbologia que tem pra mim, mas por significar a alma dos 305 mil piauienses que residem com suas famílias no Distrito Federal, isso é o que mais me orgulha”, declarou.

A Ordem do Mérito Municipalista Piauiense é a maior homenagem que a Associação Piauiense de Municípios confere a pessoas e entidades nacionais ou estrangeiras que, pela excelência nos serviços prestados aos municípios e no compromisso com a qualidade de vida do povo piauiense ganham notoriedade e se tornam dignas de gratidão, admiração e reconhecimento por parte dos cidadãos e desta instituição. A medalha é conferida nos graus: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Oficial e Cavaleiro, e sua insígnia é um escudo banhado em ouro ou prata, onde destaca-se a opala, pedra preciosa encontrada em solo piauiense, precisamente no município de Pedro II; onde um mosaico da pedra destaca o formato do mapa do Estado do Piauí. Outros elementos característicos do Piauí também estão presentes no material, como o couro do bode e as cores da bandeira.

Troféu Carnaúba – A carnaúba é encontrada em abundância na região do Nordeste brasileiro e no Piauí. Tem ocorrência de norte a sul do Estado e é conhecida como árvore da vida em virtude da sua longevidade, resistência às diversidades climáticas e por seus inúmeros usos e benefícios, sendo utilizada pelo homem em construções, na economia, saúde, arborizações e paisagismo. No ano de 2017 a carnaúba foi escolhida como a árvore símbolo do Piauí e está presente no brasão do estado. O Troféu Carnaúba foi instituído pela Resolução Nº 02, de 26 de março de 2019, pelo presidente da APPM e prefeito do município de Água Branca, Jonas Moura, e foi confeccionada em madeira pelo artesão Raimundo Nonato Costa Filho, constando de uma placa de 25 cm, tendo no centro um pé de carnaúba talhado e, na parte superior, o sol, que é também um símbolo característico do Piauí, bem como está associado filosoficamente ao espírito de liderança. O Troféu Carnaúba é, portanto, uma forma da Associação Piauiense de Municípios congratular e agradecer àqueles que, coma mesma força, equilíbrio e altivez da carnaúba, colaboram como notáveis líderes, prestando serviços à sociedade para o desenvolvimento do Piauí e são, por isso, dignos de receber tal homenagem. Acompanha o troféu o diploma e o histórico colocado em uma pasta de couro confeccionada pelo artesão piauiense Francisco Xavier Rodrigues e pirografada pela artista plástica Cláudia Cibele Rocha de Araújo, também piauiense.

Por Alice Paranaguá

Fotos: André Oliveira

 

 

 

 


10 de Abril de 2019 23:30

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática