Detalhes da Notícia

Melhor em Casa leva mais Assistência em Saúde para a população de São João do Piauí

A Prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, nesta quinta-feira (18/01), um veículo Fiat Toro, zero quilômetro, adquirido com recursos próprios para o programa Melhor em Casa, que integra o sistema único de saúde e tem como objetivo proporcionar atendimento domiciliar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, através de atendimento por equipe multiprofissional

Atualmente, o Melhor em Casa é executado em 376 municípios do país, possui 980 equipes, destas 25 equipes funcionando no estado do Piauí. Em São João do Piauí, o programa foi implantado  no ano de 2014 e desde então atua na zona urbana e rural com equipe composta por médico, enfermeira, duas técnicas em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

O atendimento ocorre durante toda a semana, de segunda a sexta, incluindo finais de semana e feriados. Os pacientes têm visitas regulares da equipe e são monitorados permanentemente. O estado clínico e a avaliação do paciente são o que determinam a frequência de visitas ao mesmo. Em média, a equipe contabiliza 557 visitas domiciliares mensais.

No setor privado,  o atendimento extra -hospitalar é comumente conhecido como home Care, compreendido como uma modalidade contínua de serviços na área de saúde, cujas atividades são dedicadas aos pacientes/clientes em seus lares.

O Prefeito Gil Carlos, na solenidade de entrega do novo veículo, destacou a importância do programa Melhor em Casa para a promoção da saúde. “As pessoas que possuem dificuldade de locomoção ou impossibilidade de procurar um equipamento de saúde, precisam da nossa atenção especial. Por isso, em nosso município executamos o programa Melhor em Casa, composto por uma equipe multiprofissional que prestam relevantes serviços de acompanhamento médico, atendimento de enfermagem, sessões de fisioterapia, avaliação nutricional e social. Tudo isso na comodidade do seio familiar. Por fim, com esse novo carro, que ora entregamos, vamos ampliar  o atendimento em nossa cidade e dar mais qualidade de deslocamento para os servidores”, finaliza.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Vicência Amorim há um avanço significativo na saúde municipal. “Temos avançado em todos os campos de atuação da saúde em nossa cidade, na parte de infraestrutura com funcionamento de novas unidades de saúde e outras em construção, que tão breve serão entregues aos sanjoanenses. Ampliamos o atendimento à população, em especial àquelas acamadas através do acompanhamento familiar, diminuído os índices de internações e promovendo a saúde e bem-estar”, pontua.

 

Na tarde desta quinta-feira, a equipe do programa Melhor em Casa  fez visita ao paciente A.R.S, 79 anos, residente no Bairro São Sebastião, que sofreu acidente vascular encefálico isquêmico e vem sendo acompanhado, desde agosto de 2017. A família destaca a evolução do estado de saúde com os atendimentos realizados, relatando principalmente a regularidade.

A equipe esteve também visitando o paciente Pompílio dos Santos, 63 anos, residente no centro da cidade e já de alta do programa, atualmente com melhoras significativas no quadro geral de saúde. O mesmo foi vítima de acidente de moto e vinha há um ano sendo acompanhado pelo programa Melhor em Casa, nesse período foi submetido a cirurgia e ao uso de fixador externo, recebeu permanente assistência nas diversas visitas domiciliares da equipe médica, de enfermagem e de fisioterapia.

Pompílio dos Santos está feliz.  “Chego a me emocionar. Fui muito bem atendido aqui na minha casa, hoje estou andando graças a Deus. Essas pessoas da saúde foram muito importantes para mim, tive todo apoio”, relata.

 

Fonte: Ascom São João do Piauí


19 de Janeiro de 2018 13:05

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática