Detalhes da Notícia

Hora do Planeta será celebrada dia 30 de março

No dia 30 de março, milhares de cidades em todo o mundo vão celebrar a Hora do Planeta, uma campanha global encabeçada pelo WWF-Brasi.

A Hora do Planeta é um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas. Ela é conhecida por aquele momento em que pessoas, cidades e empresas são convidadas a demonstrar sua preocupação com a questão ambiental (e como isso está relacionado com nossas vidas) por meio de um ato simples: apagar as luzes por uma hora, em um dia específico. Porém, é muito mais!

Os sessenta minutos de celebração são um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta. 

O movimento nasceu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos. Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1500 monumentos!

Com o Guia da Hora do Planeta, você pode conferir diversas ideias do que é possível fazer. Além disso, segue abaixo um pequeno guia de perguntas e respostas.

 

O que é a Hora do Planeta?

É um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.

 Quando a Hora do Planeta acontece?

Sempre em um dos últimos sábados de março, das 20h30 às 21h30. Em 2019, será no dia 30/03.

Como os municípios podem participar?

Em primeiro lugar, optando por apagar as luzes de um ou mais ícones da cidade por uma hora (das 20h30 às 21h30 do dia 30/03/19). Ao apagar as luzes, o município mostra que a cidade ou município está preocupado e envolvido com o meio ambiente, em especial mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.

Além de apagar as luzes, alguns municípios decidem aproveitar a data para realizar eventos e, assim, envolver mais pessoas com a causa.

O que uma cidade ou município ganha em participar?

1)      Fazer parte de um movimento global. A Hora do Planeta nasceu em 2007, na Austrália. Em 2018, 188 países e milhares de cidades aderiram ao movimento.

2)      Mostrar que sua cidade ou seu município está preocupado com as questões climáticas.

3)      Divulgação da participação em releases do WWF-Brasil, no site e nas redes sociais da Hora do Planeta.

4)      Atenção da mídia: em 2018, a Hora do Planeta apareceu em mais 670 matérias na imprensa

 O que mais um município pode fazer?

Repensar práticas e desenvolver políticas públicas para se tornar cada vez mais sustentável, proporcionando ganhos para a cidade / município e para a qualidade de vida das pessoas.

 Como o WWF-Brasil pode contribuir para essa transição?

O WWF-Brasil possui diversos estudos, guias, relatórios e materiais diversos para apoiar entes subnacionais para serem mais sustentáveis. Além disso, podemos pensar em algum conteúdo específico (como uma palestra ou um minicurso) específico para o programa municípios verde-azul.

Uma das nossas iniciativas é o Desafio das Cidades, cuja nova edição deve começar em setembro desse ano.

Qual o prazo de inscrições?

O quanto antes! No site horadoplaneta.org.br já há um mapa com as cidades e monumentos que aderiram à campanha. Na quinta-feira, 14 de março, será enviado um novo release à imprensa, com os pontos confirmados.

Ascom Hora do Planeta.

 

 


26 de Março de 2019 09:42

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática