Detalhes da Notícia

Governador e prefeitos tratam sobre estratégia retomada de atividades nos municípios

A reunião foi organizada pelo Governo do Estado e tratou sobre o Pro Piauí

Os prefeitos do Piauí se reuniram, nesta terça-feira (9), por videoconferência, com o governador Wellington Dias, para tratar sobre a estratégia em torno do Pacto pela Retomada Organizada, o Pro Piauí, que tem o objetivo preparar de o retorno seguro das atividades econômicas nos municípios, diante da pandemia de Covid-19.

O governador Wellington Dias apontou dados de estados em que houve abertura das atividades, como São Paulo, desencadeando crescimento dos casos de Covid-19 e o sistema entrou em colapso e alertou que o processo de retomada deve ser lenta e gradual, para impactos negativos quantos às vidas e ao sistema de saúde.

"Fizemos grande investimento para abrir novos leitos de UTI, contratar novos profissionais, adquirir EPIs, fazer novos testes e comprar medicamentos, entre outras medidas. Cada prefeito e prefeita  também tem grande responsabilidade nesse processo, para que possamos evitar que o sistema colapse", pontua.

Nesse sentido, Wellington Dias explica que o Pro Piauí é, exatamente, para, por meio do trabalho entre Governo e municípios, ajudar os prefeitos no gerenciamento adequado da retomada das atividades, sobretudo observando as medidas de proteção à população, resguardando, também, o sistema de saúde.

Durante a reunião, o governador apresentou pesquisas acerca da situação no Estado, mostrando redução da curva de contágio por novo coronavírus nas últimas semanas, dado que o gestor atribui às medidas que o Piauí tem adotado para fortalecer o isolamento social, citando, inclusive, os lockdowns temporários.

O governador pondera que o Pro Piauí busca regar a liberação das atividades, de modo que o processo de retomada, feito lentamente, não resulte no aumento da curva de contágio, monitorando-se a situação, por meio da Busca Ativa, identificando os casos e fazendo tratamento com agilidade.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, assinala que "todas as formas para preservar a vida da população nós temos buscado e feito. É importante que nós, gestores, estejamos atentos aos procedimentos acerca do protocolo de retomada e por isso estamos trabalhando em conjunto".


09 de Junho de 2020 18:55

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática