Detalhes da Notícia

Eleições: prefeitos e deputados federais tratam sobre pleito eleitoral deste ano

O movimento municipalista defende que as eleições não ocorram em 2020


A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, nesta segunda-feira (15), videoconferência com prefeitos do Estado, deputados da Bancada Federal do Piauí e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, para tratar sobre a situação das eleições municipais deste ano, diante da pandemia de Covid-19.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, abrindo as falas da reunião, pontua que o movimento municipalista entende que o Brasil não reúne as condições mínimas necessárias para realizar o pleito eleitoral deste ano. Na visão de Aroldi, eleições em outubro poderão ocasionar uma segunda onda de contágio.

“Fizemos estudo científico que prova que o Brasil não reúne as condições para eleições em 2020. Entendemos, portanto, que uma eleição em outubro, novembro ou dezembro coloca em risco a saúde da população. O pleito só será possível quando a população estiver imunizada”, pontua Glademir Aroldi.

A deputada federal Margarete Coelho (PP), primeira parlamentar a falar, fez ponderações sobre pontos relativos à esfera jurídica da questão, salientando que uma modificação da data das eleições depende da observância à Constituição Federal, alertando para a necessidade de Emenda para uma eventual mudança neste quesito.

O deputado Júlio César (PSD) assinala, ao analisar o estudo feito pela CNM, que “os números da Confederação falam mais alto do que qualquer argumento. O que está em questão é a inviabilidade de realizar as eleições. No Brasil, os casos de Covid-19 continuam aumentando, mesmo com as atividades econômicas fechadas”.

O presidente da APPM, Jonas Moura, agradeceu aos deputados pela disponibilidade e conclamou a todos para que se unam em torno da solução. “Somente juntos, prefeitos, parlamentares, população, Governo, Judiciário e demais entes, vamos superar a crise. Este é o momento de união”, frisa.

Os prefeitos foram representados pelos presidentes das associações municipalistas regionais do Piauí, Antoniel Silva (Caridade do Piauí e presidente da ANVIP), Antônio Neto (Lagoa do Piauí e presidente da AMPAR), Marcos Elvas (Bom Jesus e representando a Região Sul) e Caburé (Caraúbas do Piauí e presidente da Planície Litorânea).

Também participaram da videoconferência os deputados Assis Carvalho (PT), Átila Lira (PP), Fábio Abreu (PL), Iracema Portella (PP), Marina Santos (Solidariedade) e Rejane Dias (PT). Todos fizeram colocações acerca do assunto, tratando da situação concreta, possibilidades de solução e dando esclarecimentos aos gestores.


15 de Junho de 2020 16:18

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática