Detalhes da Notícia

Com o apoio da APPM, FNDE Mais Brasil capacita gestores educacionais no Piauí

Entre os dias 25 e 26 de junho o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o apoio da deputada federal Marina Santos (SDD) e da Escola dos Municípios do Piauí promovem o projeto Mais Brasil – FNDE em Ação pela Educação no Estado do Piauí.

O encontro tem a finalidade de atender e orientar os técnicos e gestores que atuam na execução das políticas públicas educacionais em diferentes regiões do Estado. A proposta do FNDE, autarquia federal vinculada ao MEC, é aprimorar a gestão dos recursos financeiros repassados pelo Governo Federal.

Os debates acontecem no auditório da instituição municipalista e contam com a participação maciça de 355 gestores e técnicos, entre eles prefeitos e secretários municipais de educação. O presidente da Casa, Jonas Moura, fez a abertura da reunião, falando aos presentes da relevância desse encontro entre os municípios piauienses com o FNDE.

“Através de uma articulação intensa da APPM conseguimos trazer o FNDE para dentro do nosso Estado, para dentro da nossa Casa, e essa ação é de estrema importância para os municípios. Estamos muito felizes em promover essa reunião e ver o nosso auditório lotado de técnicos, secretários e prefeitos, todos em busca de resolver seus problemas. Nós agradecemos o apoio da deputada federal Dra. Marina e do próprio FNDE, por viabilizarem esse encontro e darem a oportunidade dos municípios economizarem recursos e tempo na elucidação dos seus problemas.Temos a garantia do FNDE de que todos os municípios estarão sendo atendidos individualmente e nós esperamos que as prefeituras possam realmente destravar essas pendências e receber tudo o que os municípios têm direito”, pontua.

O governador do Piauí, Wellington Dias, esteve no encontro e parabenizou a atuação da APPM no sentido de capacitar os gestores municipais.

“A APPM está de parabéns pela iniciativa desse encontro, onde o presidente Jonas coordena com muita maestria esse trabalho com os prefeitos, prefeitas e secretários de educação e, juntamente com a equipe do FNDE, que é parceira do Piauí, trabalham essa discussão de como melhorar essa relação, por exemplo, emitindo uma maior desenvoltura do Programa Articulado de Educação (PAR) e a renovação do FUNDEB, mas também preparando para que a gente possa ter melhores resultados e mais agilidade nos projetos, esses sempre voltados aos investimentos em educação”, enfatiza.

O assessor de relações institucional do FNDE, Adalberto Domingos da Paz, falou aos gestores sobre a finalidade do encontro.

“Nós estamos em uma missão aqui no Piauí, para junto com os técnicos da nossa organização promovermos um processo de compartilhamento de conhecimentos, informações e atendimento institucional dos técnicos das prefeituras, secretários de educação, diretores e prefeitos, com a proposta de identificarmos os problemas na execução dos nossos programas, no sentido de que a gente possa dar soluções aos problemas pontuais que acontecem, como no caso das prestações de contas, informações sobre cadastros, uso de saldo, coisas rotineiras que fazem parte da gestão e são muito importantes, pois a gestão é fundamental para que se tenha a boa execução das políticas públicas, em especial e no nosso caso, das educacionais. O FNDE veio ao Piauí para aumentar o conhecimento e o acesso às informações, para que as pessoas que fazem a educação possam exercer o seu papel com muito mais qualidade e boas perspectivas”, finaliza.

Durante o evento acontecerão palestras com técnicos do FNDE sobre a execução e prestação de contas de obras, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas (PAR). 

Por Alice Paranaguá.


25 de Junho de 2019 17:05

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática