Detalhes da Notícia

APPM, CNM e Escola dos Municípios promovem curso de Controle Interno nos Municípios

Durante todo o dia de hoje (24/06) a APPM, através da Escola dos Municípios do Piauí e em parceria com a CNM promovem o curso Controle Interno nos Municípios. A qualificação faz parte do programa CNM Qualifica, que visa oferecer aos gestores locais capacitações que possam melhorar a qualidade dos serviços ofertados à sociedade, através das municipalidades.

O encontro acontece no auditório da entidade municipalista piauiense e reúne cerca de 70 participantes, através de 45 municípios inscritos.

A coordenadora pedagógica da Escola dos Municípios do Piauí, Dilma Campos, representou o presidente da APPM, Jonas Moura, na abertura do seminário, e falou da importância do controle interno nas administrações públicas.

“Esse curso busca a prevenção dos problemas que podem ocorrer na gestão pública. O controlador é aquela pessoa de vigilância, que trabalha para que nada dê errado dentro da gestão. O prefeito municipal, através do seu controle interno, tem esse elemento e essa instância de prevenção dos erros e dos problemas que podem afetar no futuro a administração do seu município. É importante que o controlador saiba agir e saiba fazer essa prevenção através de um trabalho eficiente. Esse curso de hoje trata exatamente disso, de como o controlador deve assumir sua função e quais os pontos que precisam ser melhorados para que a gestão pública seja uma gestão de qualidade”, destaca Dilma.

A coordenadora também agradeceu o empenho dos municípios em trazerem seus técnicos para o encontro e ressaltou a parceria da APPM com a CNM na promoção de mais uma qualificação.

“Os municípios, ao longo dos anos, têm absorvido novas obrigações, e para que as gestões não tenham percalços, é importante que os técnicos estejam sempre se reciclando e atentos às mudanças. Agradecemos os prefeitos que enviaram seus servidores aqui para a APPM; temos a certeza de que eles levarão mais conhecimento a ser trabalhado dentro das prefeituras. Esse é o terceiro curso ofertado aos gestores piauienses através do CNM Qualifica, e nós podemos ver que o saldo é bastante positivo, pois a CNM pensou os seminários baseada nas maiores deficiências das gestões”, pontua.

O instrutor e consultor da CNM, Silmo Streit, é o palestrante do curso, e contou sobre a didática que será abordada no curso de Controle Interno nos Municípios.

“Nesse treinamento a gente pretende atingir um dos principais pilares da administração pública de hoje, que é a qualificação nos atos nas tarefas de execução dos trabalhos, mais especificamente tratando de normas e procedimentos. Vamos falar exatamente sobre como executar uma tarefa dentro da prefeitura e, sabendo disso, poder qualificar e melhorar a gestão pública de um modo geral”, explica Streit.

Participam do treinamento os prefeitos de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rogrigues e Guaribas, Claudinê Maia.

Por Alice Paranaguá.


24 de Junho de 2019 13:26

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática