Detalhes da Notícia

APPM apoia municípios na busca de ações para revitalização do rio Gurgueia

Os prefeitos das cidades de Manoel Emídio e de Canavieira, Zé Medeiros e Joan Rocha, respectivamente, estiveram na manhã desta quarta-feira (20) na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), para pedir apoio ao presidente da entidade, prefeito Gil Carlos, para a realização de uma audiência pública que visa discutir a situação do rio Gurgueia. O rio é responsável por abastecer os municípios da região centro-sul do estado. A audiência deve contar com a presença de representantes da secretaria estadual do Meio Ambiente (SEMAR), APPM e gestores municipais. 

O prefeito de Manoel Emídio, Zé Medeiros, descreve a situação de emergência enfrentada pelos municípios da região centro-sul do estado.  "O rio Gurgueia está praticamente seco, fato esse que vem dificultando o abastecimento de água nas cidades de Manoel Emídio, Colônia do Gurgueia e Alvorada do Gurguéia, Elizeu Martins, Canavieira, Sebastião Leal, Bertolinea e Jerumenha. Estamos trabalhando com o objetivo de marcarmos uma audiência pública com o governador Wellington Dias,  deputados estaduais e federais para tentarmos conseguir a liberação de recursos para amenizar a situação alarmante do nosso rio Gurgueia", concluiu.

"O rio Gurgueia por ser o maior rio do nosso estado, tem uma grande importância para o consumo humano, bem como para o setor agropecuário, uma vez que a criação de animais é a  principal atividade da região. Por isso, estamos buscando soluções emergências, para que os produtores não tenham mais prejuízos diante desse desabastecimento. Vamos convocar todos os prefeitos da região, para discutirmos juntos com o governo do estado soluções para essa situação que tanto vem preocupando a população desses municípios", afirma o prefeito de Canavieira, Joan Rocha.    

No dia 05 de outubro está prevista uma audiência pública em Alvorada do Gurgueia, onde os prefeitos vão discutir soluções de abastecimento para a região. 

Fonte: Ascom APPM

 

 

 


20 de Setembro de 2017 14:11

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática