Detalhes da Notícia

TCE-PI comemora 119 anos com sessão especial e homenagem a personalidades

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí homenageou 14 autoridades e personalidades nesta segunda-feira (27), com a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI, durante sessão solene em comemoração aos 119 anos de sua criação. A solenidade foi realizada no Plenário do Tribunal e contou com a presença dos membros e servidores do TCE-PI e de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

O prefeito de São João do Piauí e presidente da APPM, Gil Carlos, representa a entidade Municipalista e os prefeitos piauienses na solenidade.

A vice-governadora Margarete Coelho, e o vice-prefeito Luis Júnior, representaram o governador do Estado, Wellington Dias, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, respectivamente. O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o Tribunal tem procurado avançar no combate aos crimes de gestão pública e destacou que o controle externo está hoje mais estruturado, sobretudo na qualificação do corpo técnico e em equipamentos e recursos materiais.

Ele enfatizou que a entrega da Medalha Colar do Mérito do TCE-PI é uma forma de destacar a passagem do aniversário do Tribunal e também de reconhecer a contribuição dos homenageados ao controle externo e à administração pública. “A hora é de festejar e de agradecer às pessoas que de alguma forma contribuem para que consigamos cumprir nossa missão de fiscalizar e fazer o controle da gestão pública, e que representam muito para o Tribunal, o Piauí e o Brasil”, observou.

Receberam a Medalha Colar do Mérito do TCE-PI a auditora de Controle Externo Angela Vilarinho da Rocha Silva, o professor Bernardo Pereira de Sá Filho, o professor Carlos Evandro Martins Eulálio, o advogado Celso Barros Coelho, o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), conselheiro Edilberto Carlos Pontes Filho; e o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Também foram homenageados o jornalista e radialista Domingos Bezerra Filho, a superintendente da Controladoria-Geral da República no Piauí, Erika Lemância Santos Lôbo; os empresários Jesus Elias Tajra e Jorge Batista da Silva Filho, a promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, a artista plástica Maria Nazareth Maia Rufino Mcfarren, o auditor fiscal Philippe Salha e a professora Tatiana Martins Camarão. A dupla de emboladores Jotinha e Jotão fez a apresentação bem divertida dos homenageados.

Falando em nome dos homenageados, o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas destacou a integridade como valor maior do homem. A vice-governadora Margarete Coelho também se pronunciou, destacando o papel do controle externo como instrumento de eficácia e lisura da gestão pública.

TRIBUNAL MAIS ANTIGO – Criado e instalado em 28 de agosto de 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE-PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

 


27 de Agosto de 2018 15:11

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática