Detalhes da Notícia

Segundo dia da XXI Marcha a Brasília é marcado com programação com Presidente da República e presidenciáveis

No segundo dia da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios as atividades foram intensas e com uma programação bem vasta. Foram realizadas arenas temáticas com a participação do presidente da APPM, Gil Carlos, além da participação das prefeitas de Cocal de Telha, Ana Célia; e de Angical, Neta, na primeira edição do Movimento Mulheres Municipalistas.

Atendendo todos os públicos, os gestores que estiveram no Centro Internacional de Convenção do Brasil (CICB) puderam participar da abertura com o presidente Temer, de arenas temáticas ao longo da tarde, debates com presidenciáveis e do Movimento Mulheres Municipalistas.

Logo na abertura, o presidente da república, Michel Temer, ressaltou sobre a importância do evento municipalista e das conquistas atingidas nas edições anteriores. “Eu recebi o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e ele me disse que os prefeitos não conseguiam fechar as contas. Foi aí que, de forma ousada, decidimos dividir a multa da repatriação com os Municípios, no dia 30 de dezembro de 2016, e foi possível fechar o balanço. E hoje vocês podem pedir para os secretários olharem nas contas que já está depositada a parte da Educação do apoio financeiro”, lembrou.

O presidente Temer assinou o decreto que altera legislação sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos Entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS). Permitindo agora que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) possam atender como Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O presidente da APPM, Gil Carlos, comentou sobre a grande comitiva do estado do Piauí com mais de 120 prefeitos, vice-prefeitos e outros parlamentares. “Tivemos a presença neste segundo dia do presidente Temer, onde ele relatou que em seus últimos meses de mandato quer concentrar ações que fortaleça ações de políticas públicas voltadas para os municípios, e esperamos que ele possa colocar em prática o que prometeu.  Reivindicamos também o fim da intervenção federal no Rio de Janeiro que proíbe constitucionalmente que nossas pautas sejam tramitadas no Congresso”, conta o gestor.

Já nesta quarta-feira (23), o vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, vai tomar posse como novo conselheiro da Confederação Nacional dos Municípios, a partir das 11 horas. “Com certeza é o Piauí fazendo parte do Brasil, é o Piauí mais próximo de outros municípios”, finaliza o vice-presidente.


23 de Maio de 2018 08:35

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática