Detalhes da Notícia

Secretaria de Educação de Alegrete Piauí do Piauí realiza Jornada Pedagógica

Aconteceu nessa segunda-feira (19), no Espaço Cultural, em Alegrete do Piauí, a abertura da jornada pedagógica, da rede municipal de ensino, que se estende até esta terça- feira, dia 20.

O encontro pedagógico é promovido pela Prefeitura Municipal, na gestão ‘Alegrete Continua para Todos’ que tem a frente o prefeito Marcio Alencar, através da Secretaria Municipal de Educação.

O evento marca o início do ano letivo quando mais de 900 alunos matriculados nas 09 escolas da rede pública municipal de ensino e cerca de 100 servidores voltam às salas de aulas para o primeiro semestre letivo de 2018.

Na abertura, o evento contou com a presença da secretária de educação Valdenia Silva, da supervisora de ensino Jessika O’hara, da inspetora de ensino Virgínia Célia, da vice-prefeita Hermilinda Gomes, do secretário de Cultura Iago Sousa, equipe gestora, auxiliares administrativos, diretores de escolas, coordenadores e professores.

A jornada pedagógica tem como principais objetivos, planejar ações estratégicas para os próximos 200 dias letivos e estabelecer metas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para isso durante os dois dias em que acontece, diversas ações estão sendo realizadas como a discussão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, debate de melhorias na qualidade do ensino, compromisso dos docentes e toda dinâmica necessária para o bom funcionamento das escolas.

Em seu discurso na abertura, a secretária Valdenia Silva, desejou as boas-vindas aos professores, justificou o atraso no início das aulas e falou das dificuldades financeiras enfrentadas no ano de 2017, mas também das perspectivas para o ano de 2018. “O atraso no início das aulas se deu devido a carência de professores efetivos, sendo necessária a realização de teste seletivo que dependeu da Câmara de Vereadores, assim com os impasses e as conquistas estamos reiniciando, são muitas expectativas para o ano que segue diante das mudanças de alguns programas como o PNAIC e outros novos que foram aderidos pelo município, como por exemplo, o Mais Alfabetização, mas estamos trabalhando muito e cremos que esse ano, assim como os outros vai ser um sucesso”, disse.

A Inspetora de Ensino, Virginia Célia, durante a cerimônia de abertura, enfatizou a importância de um educador no município, a necessidade do acompanhamento familiar ao aluno e o compromisso com a educação de todos os cidadãos ao levar as crianças à escola e afirmou o empenho de toda a equipe com o trabalho que está sendo desempenhado e destacou ainda que está sendo buscado o possível para todos os alunos, sem distinção. “Peço a proteção divina para a resolução de todas as problemáticas que surgirem e digo que toda a equipe está disposta a lutar e buscar sempre o melhor para a nossa educação”.

A jornada pedagógica teve continuidade com um debate sobre a BNNC, proferida pela supervisora de ensino Jessika O’hara que ressaltou a necessidade de novas estratégias que os educadores devem possuir para o processo de ensinamento ao longo dos anos, para que as mudanças e desafios pedagógicos sejam superados e tendo como ferramenta a experiência já adquirida, pois esta serve de base. Estabeleceu em seu discurso a relação entre as políticas locais e nacionais, que são vinculadas e dependentes, definiu o corpo profissional existente no município como excelentes profissionais que possuem preparo pedagógico e enfatizou sobre as incumbências, responsabilidades e necessidades para ser um professor, destacando. “Quem é profissional da educação e não gosta, chegou a hora de pedir para sair, porque é necessário obter resultado na educação. Quem dá o resultado final da educação é o professor na sala de aula” e finalizou abordando o cumprimento da BNCC como um dos maiores desafios que devem ser seguidos.

Após o almoço, o evento seguiu a tarde, onde foi abordado sobre o funcionamento da remuneração dos funcionários, gratificações, reajustes salariais, realização de reuniões, cumprimento das cargas horárias da lotação de cada cargo e responsabilidades dos aprovados no teste seletivo. Foi esclarecido anda pela equipe gestora, sobre os recursos enviados pelo FPM, mecanismos de funcionamento do período de pagamento. Na ocasião foram parabenizados os aprovados no teste seletivo com os desejos que aproveitem a oportunidade para honrar a aprovação e a profissão escolhida e realizado ações do PNAIC.

A programação da jornada pedagógica segue nesta terça-feira, quando os profissionais vão realizarem seus planejamentos para o bimestre.

As aulas tem início marcado para a próxima quarta-feira, 21. As 09 escolas, sendo 06 na sede e 03 na zona rural, passaram por reformas, os ônibus foram reequipados e já há merenda escolar nas escolas a espera de todos. A garantia é da inspetora Virgínia Célia.

 

Fonte: Portal Cidades na net  


20 de Março de 2018 09:32

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática