Detalhes da Notícia

Sebrae Piauí divulga vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor em 2019

O Sebrae Piauí divulgou na noite desta segunda-feira (6), na abertura do II Congresso das Cidades, que acontece no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina, o resultado da 10ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. A premiação é uma iniciativa do Sebrae, coordenado nos Estados por suas respectivas unidades de políticas públicas e desenvolvimento territorial.

Na edição deste ano foram mais de 60 projetos inscritos. Desses, 31 foram finalidades, sendo que apenas oito foram vencedores e irão representar o Piauí na fase nacional. 

“Essa edição superou as nossas expectativas não apenas em quantidade, mas em qualidade. Queremos incluir o empreendedorismo na gestão municipal, estimulando o desenvolvimento local. Fazer dos municípios protagonistas das suas histórias”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Para o prefeito de Água Branca e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, em um momento de grandes dificuldades conseguir motivar as pessoas a empreender é uma das grandes saídas que os municípios possuem e devem continuar trabalhando nesse sentindo.

“Estamos muito orgulhosos com esse prêmio. Em Água Branca, cerca de 65% das compras do governo municipal são feitas com os pequenos produtores e comerciantes. Então, o dinheiro circula no município, gera mais renda e empregos”, comentou o gestor. 

O prefeito de Paulistana, Gilberto Melo, o Didiu, como é conhecido, foi um dos vencedores. O município foi escolhido na categoria “Pequenos negócios no campo”. O gestor comemorou a conquista e atribuiu a um conjunto de ações que foram realizadas na zona rural do município, contribuindo para o fomento da economia no campo.

“Esse prêmio é fruto de vários investimentos que fizemos na área do campo. Recuperei e ampliei praticamente todas as barragens do município, construímos novas, perfuramos mais de 150 poços tubulares. Compartilho dessa conquista com toda a gestão, mas especialmente com o nosso secretário de Agricultura, Renato Carvalho, que é o mais preocupado de toda a história de Paulistana”, disse.

O presidente do Conselho Deliberativa do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, destacou que a gestão, a inovação e o desenvolvimento humano estão interligadas, uma puxa a outra, e que o Congresso das Cidades possibilitará três dias de “importantes e relevantes discussões para a vida do Piauí, dos municípios e para o nosso país”.

O governador destacou que o Congresso das Cidades marca a integração de experiências e parabenizou a iniciativa do prêmio. “A partir do momento em que 224 municípios participam deste evento e observam as ações que estão sendo feitas, isso estimula a ir na mesma direção. A premiação dessas experiências é fundamental, porque mostra o empreendedorismo na educação, na área rural, na relação dos municípios com o conjunto das renda, e isso estimula. O nosso desafio é ampliar a renda. Veja que no Piauí tínhamos uma riqueza anual de R$ 7 bilhões e foi para R$ 50 bilhões, há a necessidade de seguir crescendo e, por isso, a importância de iniciativas como Prêmio Prefeito Empreendedor”, comentou Wellington.

Veja os vencedores: 

Categoria “Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico” – Prefeito de Santa Rosa do Piauí, Veríssimo Antônio Siqueira da Silva. 

Categoria “Políticas Públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios” – Prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho. 

Categoria “Compras governamentais de pequenos negócios” – Prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Categoria “Pequenos negócios no campo” – Prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo.

Categoria “Inovação e sustentabilidade” – Prefeito de Cristino Castro, Manoel Pereira de Sousa Júnior. 

Categoria “Empreendedorismo nas escolas” – Prefeito de Antônio Almeida, João Batista Cavalcante Costa.

Categoria “Inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual” – Prefeito de Barras, Carlos Alberto Lages Monte.

Categoria “Desburocratização e implementação da rede simples” – Prefeito de Teresina Firmino Filho.

 


07 de Maio de 2019 12:13

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática