Detalhes da Notícia

São Raimundo Nonato se prepara para a Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite já tem data para começar. De 6 a 31de agosto, postos de saúde zona urbana e rural farão uma força-tarefa para vacinar a população contra as duas doenças. O “Dia D” acontece no dia 18 (sábado).

A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. A meta é vacinar ao menos 90% das crianças dessa faixa etária. Não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos.

Como ressalta o secretário da Saúde, Jussival Júnior, a alta cobertura vacinal, de 90% da população-alvo, é necessária para se evitar que novos casos de sarampo apareçam. Não podemos deixar que a doença avance. Por isso, os responsáveis pelas crianças entre 12 meses e menores de 5 anos devem aproveitar a campanha nacional e vacinar seus filhos.

A vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

Poliomielite e sarampo

Conhecida popularmente como ‘paralisa infantil’, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Fonte e foto: Ascom de SRN.


23 de Julho de 2018 11:11

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática