Detalhes da Notícia

São João do Piauí receberá um novo parque de energia solar

O prefeito Gil Carlos Modesto recebeu, na terça-feira (21/08), representantes da Celeo Redes Brasil (CRB), vencedora do Leilão A-4/2018, realizado pelo governo brasileiro em abril de 2018, para instalação de um novo Parque Solar Fotovoltaico em São João do Piauí, o qual será construído em uma área de 500 hectares e contará com uma potência instalada de 223 MWp.

A Celeo Redes Brasil tem como acionistas de referência: o grupo espanhol Elecnor (51%) e o fundo de pensão holandês APG Group (49%), representando a empresa participaram da reunião de apresentação do estágio atual de implantação da obra os Srs. Marcelo Vínícius (Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios e Sustentabilidade) e Tiago Pinheiro (Coordenador Fundiário).

As obras estão planejadas para o 1ºTrimestre 2019, este Parque compreenderá 6 Usinas Fotovoltaicas as quais utilizarão tecnologia limpa e renovável, atraindo para o município investimentos de aproximadamente 1 bilhão de reais, promovendo entre 300 a 400 empregos diretos, gerando energia suficiente para abastecer em torno de 200 mil famílias e podem ainda colaborar com os esforços contra as mudanças climáticas pois evitarão a emissão de mais de 250 mil toneladas anuais de gases de efeito estufa.

Para o Prefeito Gil Carlos “Estamos otimistas com a chegada da empresa Celeo Redes Brasil, porque ela vai movimentar ainda mais nossa economia, com a geração de empregos diretos e indiretos no setor de serviços, nas pequenas indústrias, na área da alimentação, hotelaria, vigilância, transportes e impostos que serão investidos especialmente na melhoria dos serviços públicos, saúde, educação e infraestrutura urbana”. Pontua.

São João do Piauí foi um dos primeiros municípios a possuir uma legislação de incentivo para atrair investidores, temos na cidade e no entorno 03 parques de energia solar, inclusive o maior da América Latina (Nova Olinda) e duas grandes plantas de energia eólica. Assim, todo esse rol de empreendimentos permite que essa região possua elevada perspectiva de prosperidade e desenvolvimento econômico.

O Prefeito Gil Carlos Modesto foi um dos pioneiros no Estado do Piauí em 2013 a receber executivos da área de produção de energia solar, na época esteve com representantes da Vensolbras, que apresentaram planejamento para instalação de investimentos no município.

Com uma excelente irradiação solar, solo propício (arenoso) e uma subestação da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), São João do Piauí tem grande potencial de geração de energia.

 


24 de Agosto de 2018 15:00

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática