Detalhes da Notícia

SAMU é inaugurado em Jaicós e reforça assistência às urgências em saúde no município

Na manhã deste domingo (11) foi inaugurado no município de Jaicós o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que permitirá um novo modelo de assistência às urgências em saúde no município e circunvizinhança. O SAMU é responsável pelo componente da Regulação dos Atendimentos de Urgência, Pré-Hospitalar do Sistema de Urgência e transferência dos pacientes graves.

A solenidade de inauguração, que aconteceu na sede do SAMU, localizada no bairro Serranópolis, Rua Constâncio Lopes, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas, contou com a presença da equipe de profissionais que atuará no serviço, da coordenadora, enfermeira Ludmila Barbosa, prefeito municipal Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, vice prefeito, Francisco Rodrigues, o Branco, vereadores João Bosco Lima, Ednaldo Santana, Divino Macedo, Oziana Oliveira e Francisca Rodrigues, secretárias Omaciana Franco (Saúde), Ana Karoline (Assistência Social), Ednilson Santana (Cultura), João Bosco (Esportes), Luvercy Carvalho (SDRM), Deusmar Costa, Chefe de Gabinete e população em geral.

Em seu pronunciamento, a coordenadora da equipe do SAMU, enfermeira Ludmila Barbosa, disse que é um momento de agradecimento pela importante conquista para o município. “Esse é um momento de gratidão a Deus, pois essa é uma oportunidade única. Nas cidades do Piauí 61% ainda estão sem cobertura do SAMU e a cidade de Jaicós mais uma vez vem tomando um espaço e mostrando seu nome, que já é forte, e isso para nós é motivo de orgulho, esse crescimento no nosso município” disse.

Ludmila Barbosa também falou que é um desafio a realização do serviço, mas que a equipe está confiante no trabalho que será realizado e entusiasmada pelo crescimento do SAMU. “O SAMU vem com uma responsabilidade muito grande, nós sabemos dos impasses, sabemos como é difícil estar à frente do serviço na cidade de Jaicós, mas a gente está confiante e com corações cheios de entusiasmo para que o trabalho dê certo e para que o SAMU cresça” falou.

A enfermeira informou que inicialmente o serviço funcionará com uma equipe de suporte básico de vida, que contará com quatro condutores, quatro técnicos de enfermagem, dois feristas e um médico regulador. “A princípio, vocês nos verão trabalhando apenas com uma equipe de suporte básico de vida, mas já estamos almejando mais. Futuramente o suporte avançado de vida vai chegar na nossa cidade e eu espero que a gente abrace” ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Omaciana Franco, falou que o serviço é mais uma importante conquista da administração. “É uma satisfação a gente está contando com um serviço tão importante em Jaicós, como é o serviço de urgência e emergência. Essa é mais uma conquista da nossa administração, que eu tenho certeza que veio para deixar sua marca definitiva na sociedade jaicoense. O SAMU é muito importante, precisamos da ajuda de todos para divulgar o funcionamento do SAMU para que todos sejam informados e peço a colaboração de todos para que as pessoas não façam trote e que somente acionemos o SAMU quando for um caso grave, de extrema necessidade” disse ela.

O prefeito Neném de Edite,também falou sobre a importância de mais essa conquista para o município. “Há muito tempo a gente escuta a história do SAMU, que iria vir, mas tudo tem o seu tempo e, felizmente, veio na nossa gestão, é uma conquista nossa. Não foi fácil aceitar o SAMU, há muito cobrança, mas agora está aí entregue para a sociedade jaicoense. Ainda faltam mais coisas para o SAMU, mas mesmo assim o serviço já está entregue a população. Agradeço à Dra. Cristiane, de Teresina, e ao deputado Georgiano Neto, que foi muitas vezes comigo à Teresina para cobrarmos o SAMU e também a ambulância para Jaicós” disse o gestor.

Neném de Edite também informou que os equipamentos e estrutura física do SAMU foram garantidos com recursos próprios do município. “Aqui tudo foi comprado com o dinheiro do município, geladeira, fogão, microondas, cama, tudo com recurso próprio. O recurso que virá para o serviço é de apenas 8 mil reais, então, com certeza, viatura, seguro, emplacamento, aluguel da casa, tudo é o município que irá custear, não é fácil, mas sabemos que despesa com a saúde é investimento. Então o serviço está aí, a partir de hoje o 192 já está funcionando e agora a cidade também está habilitada para o SAMU aéreo” falou.

O chefe do Executivo Municipal ainda ressaltou que este ano será de grandes investimentos na área da saúde. “Podem ter certeza que esse ano será de investimento muito grande na saúde. São 800 mil de emenda do deputado federal Júlio César para a saúde, que vamos investir na compra de veículos para todas as equipes de saúde do município, são 9 equipes e todas terão um carro para se deslocar da cidade para o interior. E nós temos também mais 200 mil de emenda para o SAMU que deve está sendo recebido esses dias” disse.

Durante a solenidade também foi realizado a apresentação de toda a equipe, a benção do local, através de uma oração ministrada pelo pastor Ednaldo de Sousa e da aspersão e oração feitas por representantes da comunidade católica no município.

 

Fonte: Portal Cidades na Net 


12 de Março de 2018 08:59

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática