Detalhes da Notícia

Projeto Rondon assina acordos de cooperação na cidade de Picos

O Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, realizou nesta quarta-feira (27), às 10 horas, no 3º Batalhão de Engenharia de Construção, em Picos/PI, a assinatura dos acordos de cooperação para Operação João de Barro, em parceria com o governo estadual e apoio, além da unidade de engenharia, do 25º Batalhão de Caçadores, do Exército Brasileiro.  Na solenidade, o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto, representou o presidente da APPM, Gil Carlos.

Para o gestor, a chegada do projeto irá beneficiar toda a população com o enriquecimento cultural e troca de experiência com pessoas de outros lugares do país. "Nosso intuito é dar oportunidade a nossa população a receber professores e alunos universitários, de várias áreas do conhecimento, trabalhando voluntariamente para melhorar as condições de vida, o bem-estar da população e a qualidade e eficiência da administração municipal", afirma o prefeito Barroso Neto.

A Operação contemplará em torno de 18 municípios do estado e terá como centro regional a cidade de Teresina. Será a segunda operação do Projeto Rondon no estado do Piauí no ano de 2019. O estado receberá também a Operação “Parnaíba”, em janeiro. 

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Municípios que serão contemplados na região sul: Arraial, Barra D'alcantara, Bocaina, Cajazeiras, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinopóolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Sussuapara, Várzea Grande e Wall Ferraz.

Fonte: Ministério da Defesa


28 de Junho de 2018 10:01

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática