Detalhes da Notícia

Projeto recebe recursos para a música no sertão do Piauí

O Projeto Acordes do Campestre, de iniciativa do empreendedor musical Salvador Nunes e do seu filho Sandro Dias, conhecido nacionalmente como Sandrinho do Acordeon, receberá recursos no valor de 300 mil reais. O convênio é com o Ministério da Cultura/FUNARTE. Os recursos já estão disponíveis na conta do Projeto.

“Para mim e para todas as pessoas envolvidas, colaboradores, país, alunos, sócios é a realização de um sonho, porque com isso vamos fortalecer essa iniciativa, reforçar o trabalho e alcançar muitas outras crianças. Vamos fazer um grande trabalho, espalhando música e alegria”, disse Sandrinho, ao receber a notícia na noite desta segunda-feira (16).


  O Projeto

O Projeto Cultural Acordes do Campestre teve início no ano 2000 na cidade de Dom Inocêncio, pelo pai de Sandrinho do Acordeon, o senhor Salvador Nunes e tem por objetivo fortalecer a política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais implantada. Além disso, funciona de forma sustentável, incentivando crianças e adolescentes a desenvolverem suas habilidades artísticas, descobrir novos talentos nos municípios e localidades vizinhas e dar a eles o suporte para se profissionalizarem na música, ter a música regional bem representada em eventos culturais e contribuir para o desenvolvimento e/ou inclusão social dos atores inseridos.

A iniciativa cultural se fortaleceu em 2004, quando Sandrinho começou a tocar sanfona, incentivado pelo pai. Mas foi em 2009 que o projeto veio a se formalizar em São Raimundo Nonato, e, sem nenhuma estrutura física apropriada, muitas vezes em baixo de um pé de umbuzeiro, o projeto foi chamando a atenção pelo interesse social que tem despertado em crianças e adolescentes da região.

O Projeto atende crianças a partir de 07 (sete) anos nos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Dom Inocêncio, cidades localizadas no Território Serra da Capivara, no semiárido do Estado do Piauí.  A região é conhecida como um significativo celeiro de sanfoneiros, com uma tradição centenária de grandes mestres do acordeon, e com um enorme legado de contribuição para o forró nacional, através de nomes como Egídio Raposo, Raimundo do Mundico, Gilberto Dias, dentre outros.

Fonte: Ascom


17 de Julho de 2018 18:33

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática