(86) 2107-7900 / 2107-7919   

Projeto de fruticultura irrigada em São João do Piauí atrai investidores de Petrolina

O município de São João do Piauí tem chamado atenção de grandes investidores.  O prefeito da cidade, Gil Carlos, e o Governador Wellington Dias receberam o prefeito de Petrolina-PE, Miguel Coelho, e empresários de agronegócio da indústria Gran Valle, que demonstraram interesse em investir na produção de frutas no município. A visita técnica Aconteceu nesta quarta-feira (30).

“A Gran Valle é um grupo com muita experiência no plantio de uvas e produção de sucos, e veio ao Piauí conhecer os nossos potenciais para investimento no setor rural da fruticultura irrigada, em São João temos projetos que vêm se destacando com essa capacidade de atrair investidores, realizados com investimento do Governo do Estado e do setor privado e que, ao longo do tempo, irão mudar a vida das pessoas”, ressaltou Gil Carlos.

Os empresários realizaram uma visita nas áreas de plantio, percorreram o reservatório de água no assentamento Marrecas, conversaram com agricultores da região e participaram de uma reunião com os prefeitos Gil Carlos, Miguel Coelho e Gilson Castro, da cidade de João Costa-PI. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Cultura e contou com a presença do governador do estado Wellington Dias, secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, a secretária de Infraestrutura, Janaína Marques e do secretário de Transportes, Guilhermano Pires.

De acordo com o governador Wellington Dias, o objetivo do projeto é gerar renda, emprego e desenvolvimento para região. “Apresentamos algumas alternativas que englobam os pequenos produtores, e queremos também experimentar um modelo com os grandes produtores, capaz de gerar emprego e renda e trazer desenvolvimento. Essa região destaca-se na produção irrigada. Por isso, a empresa Gran Valle veio ao Piauí conhecer os nossos potenciais”, afirma.

O empresário do grupo, Gilberto Secchi, destacou o potencial hídrico da região como um ponto positivo para se fomentar um negócio no setor rural, especialmente na fruticultura irrigada. "Aqui há água em abundância e um solo magnífico. Numa época de crise hídrica, as condições naturais somadas aos investimentos que já vêm sendo feitos favorecem enormemente a agricultura. Estamos muito animados e esperamos que após análises mais profundas, possamos nos instalar no Piauí", afirmou.

Governador realiza visita técnica ao aeroporto de São João do Piauí

O governador Wellington Dias também realizou uma visita técnica ao Aeroporto do município.  A obra, que segue em ritmo acelerado, deve ser entregue em 60 dias.

Dias explica que o Governo do Estado está atento ao desenvolvimento deste setor e para isso criou a coordenação da aviação civil, que vai trabalhar em sintonia com a Secretaria de Transportes. O chefe do executivo estadual lembrou que já foram entregues os aeroportos de Floriano e São Raimundo Nonato, que novos investimentos estão sendo feitos em outros aeroportos e que a intenção é dar condições pra a interligação dos 12 territórios de desenvolvimento do Estado. "Esses investimentos têm por objetivo garantir as condições de pouso, podermos ter ali os registros, as medidas necessárias para se ter um aeroporto padrão, com uma pista que nem essa aqui de São João do Piauí, que tem 1.400 metros, oferecendo boas condições de pouso para aeronaves até maiores", comentou o governador.