Detalhes da Notícia

Presidente da APPM participa do 35° Congresso Mineiro de Municípios no Mineirão

Começou nesta terça-feira (19) o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM): o Congresso Mineiro de Municípios. Pela primeira vez em na história da AMM, a 35ª edição do Congresso Mineiro de Municípios será no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, que encerrará suas atividades na quarta-feira (20). A expectativa de público chega a dez mil participantes, entre eles prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, autoridades públicas e empresarias, imprensa e sociedade, em um espaço de discussão, troca de informações e aprendizado.

O 35° Congresso Mineiro de Municípios terá como tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz. O evento é um momento não só de aprendizado, mas de troca de experiências e casos de sucesso.

Em uma robusta programação voltada para a gestão pública municipal, o Congresso engloba salas técnicas, debates, fóruns, seminários, encontros e a grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 33ª versão, o que transformará o Mineirão no maior movimento municipalista do Brasil. Para o superintendente-executivo da AMM, Rodrigo Franco, a programação foi feita no sentido de atender as demandas dos municípios. “O Congresso é o local onde os prefeitos e demais gestores buscam aprimoramento e conhecimento em suas gestões. Por isso, idealizamos uma extensa agenda com os mais diversos temas ligados às administrações municipais. São 12 eventos e mais de 120 palestras técnicas, além da grande feira para o desenvolvimento dos municípios”, disse. Já são mais de 4 mil inscritos nos fóruns, seminários e salas técnicas.

Debates dos pré-candidatos

Por ser ano de eleições, o 35º Congresso Mineiro de Municípios terá um  momento em que os pré-candidatos à presidência da República e ao governo de Minas Gerais poderão mostrar seus planos de campanha e como atuarão em relação aos municípios, que vêm sendo prejudicados com a disfunção no Pacto Federativo. Haverá uma assinatura de um termo de compromisso com o municipalismo em que eles se comprometem a defender os interesses e a lutar pelo justo espaço dos municípios no bolo de arrecadação nacional. “É a oportunidade dos pré-candidatos apresentarem suas propostas aos prefeitos, vereadores e, consequentemente, a todos os mineiros”, enfatiza o presidente da AMM, Julvan Lacerda, prefeito de Moema e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Para o debate dos pré-candidatos à presidência, foram convidados: Álvaro Dias; Ciro Gomes; Flávia Rocha; Geraldo Alckmin; Guilherme Boulos; Jair Bolsonaro; Lula; Manuela D´avila; Marina Silva; Michel Temer; Paulo Rabello e Rodrigo Maia. Os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais convidados foram: Antonio Anastasia; Antônio Andrade; Dinis Pinheiro; Fernando Pimentel; João Batista dos Mares Guia; Marcio Lacerda; Rodrigo Pacheco e Romeu Zema.

Eventos

No Congresso, a pauta municipalista e temas de grande interesse para a administração pública serão discutidos por áreas, configurando diversos eventos em um único local:

I Espaço Cidade & Cultura & Gastronomia
I Seminário de Cooperação Municipal no Território Regional de Saúde
I Seminário de Tecnologia e Inovação para a Gestão Pública Municipal
I Encontro Mineiro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Vereadoras
I Seminário de Secretários Municipais de Educação
II Seminário da Judicialização da Saúde
II Fórum Mineiro Eleitoral
III Seminário de Assistência Social
VI Fórum Mineiro de Educação
VI Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Pecuária e Agricultura
VIII Congresso Mineiro de Vereadores
33ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios
Para 2018, está sendo preparado um Congresso especial, por marcar um ano de muito trabalho e empenho da gestão da AMM para conquistar os direitos constitucionais dos municípios após os inúmeros atrasos nos repasses de verba do Governo do Estado. “Estamos atravessando uma fase difícil e tenho certeza de que, no Congresso, estaremos comemorando os bons resultados da nossa luta pela causa municipalista de todas as conquistas que tivemos em um ano de muito trabalho na Associação”, reforça Julvan Lacerda.

Noite

Outra novidade do evento é o 1º Espaço Cidade&Cultura&Gastronomia que terá praça intimista com food truck, estandes especiais e música ao vivo com cantores mineiros, funcionando até as 23 horas. “É um espaço de convivência que funcionará durante o dia e a noite para que as pessoas possam se interagir, lanchar e divertir”, explica o coordenador-geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira.

Fonte: AMM


19 de Junho de 2018 10:30

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática