Detalhes da Notícia

Presidente da APPM participa de reunião sobre a crise no abastecimento de combustível e de alimentos no Piauí

Uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (28), no Palácio de Karnak, para discutir a situação dos municípios piauienses sobre os abastecimentos de combustível e alimentos no Estado. A vice-governadora, Margarete Coelho, conduziu o encontro, que teve a participação de autoridades de diversos órgãos estaduais e federais, inclusive do presidente da APPM, Gil Carlos. Na reunião a vice-governadora afirmou que o Governo está tomando as providências para que haja um contingenciamento até o final da paralisação.

“Estamos tomando as providências no sentido para que haja um contingenciamento para que dê conta de chegar até o final da crise sem que haja interrupção desses serviços essenciais. O comitê está em estado de plantão, de alerta, não vamos nos desmobilizar, estamos confiantes que vamos conseguir diminuir os impactos dessa crise toda”, afirmou.

A vice-governadora também reforçou que a greve não pode ser solucionada somente pelos governos estaduais. “Os estados não vão conseguir resolver essa crise. Essa é uma crise que está no âmbito da União e os estados, cada uma dentro das suas competências no sentido de diminuir os impactos, não temos condições de resolver essa crise”, disse.

O presidente da APPM, Gil Carlos, afirmou que os municípios estão sendo monitorados e comentou sobre a situação difícil de alguns municípios. “O governo, juntamente com os órgãos federais e segurança, tem buscado dar garantias e condições para o fornecimento de combustível aos serviços essenciais. Nossa preocupação são os municípios que são mais penalizados. Notamos que os abastecimentos já é uma realidade, não só o abastecimento de combustível como também de alimentos, material médico hospitalar, funcionamento das atividades ambulatoriais hospitalares, transporte emergencial de pacientes, o transporte escolar, e a coleta de lixo que é preocupante”, fala.

Na oportunidade, o presidente da entidade recomendou algumas medidas a serem tomadas pelos gestores municipais para que amenize a crise de abastecimento. “A recomendação que fazemos as autoridades municipais é que dialoguem com os postos de combustíveis, determinem que seja reservado estoque exclusivamente para manutenção dos serviços essenciais, não sabemos se esse movimento irá se encerrar agora ou poderá ser ampliado para outras categorias, portanto toda cautela e toda medida preventiva é importante para evitar a calamidade pública”, finalizou.

Ainda nesta segunda-feira (28), órgãos de segurança pública do Estado e do município de Teresina irão se encontrar para uma reunião de emergência na Secretaria de Estado de Segurança.


28 de Maio de 2018 14:39

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática