Detalhes da Notícia

Prefeitura de Simplício Mendes promove qualificação sobre teste do olhinho

A prefeitura de Simplício Mendes promoveu mais uma qualificação para a realização do teste do olhinho, conhecido também como teste do reflexo vermelho.

O curso foi ministrado pelo médico pediatra, Dr. Francisco Junior Canindé, e destinado para profissionais médicos e enfermeiros da estratégia de saúde da família, que a partir dessa capacitação, poderão, dentro da rotina de atendimento, reconhecer complicações como glaucoma, catarata e descolamento de retina, além do momento em que a criança precisa ser encaminhada para o oftalmologista. O teste deve ser feito nos primeiros 30 dias de vida do bebê e é um importante mecanismo na prevenção de doenças oculares.

O município realizava a triagem apenas no ambulatório municipal e, partir da capacitação, o teste será estendido para as demais unidades da zona rural. “É muito importante ressaltar que o teste faz parte das boas práticas de atenção integral da criança, com o propósito de ser inserido em toda a atenção básica”, informou a coordenadora da atenção básica, Vanessa Leal.

O teste do olhinho é essencial para a avaliação da visão do bebê. É um procedimento rápido, onde o profissional usa um instrumento oftalmológico diante dos olhos da criança e emite uma luz (se o reflexo nos olhos ficar vermelho significa que está tudo bem com a visão dela). Caso exista alguma alteração, o bebê é encaminhado para avaliação com o oftalmologista credenciado por meio do sistema de regulação.

Ascom.


16 de Abril de 2019 11:28

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática