Detalhes da Notícia

Prefeitura de Massapê do Piauí inaugura praça e entrega caminhão compactador à população

Em Massapê do Piauí, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis iniciou o ano entregando benefícios à população. Na noite do último sábado (12), o Governo Municipal inaugurou a praça pública do bairro Areia Branca e entregou um caminhão compactador de lixo.

O caminhão modelo Ford Cargo 1719, equipado com compactador de lixo, foi adquirido com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira, através da Codevasf, e é considerado uma importante aquisição para o município, por possibilitar a implementação dos serviços de limpeza urbana e de coleta de lixo, serviço que tem sido colocado como prioridade da gestão para esse novo ano. O município está concluindo a elaboração dos planos de saneamento básico e de resíduos sólidos.

O veículo havia sido recebido pelo prefeito Chico Carvalho no último dia 08 de janeiro, em cerimônia realizada em Teresina, com o senador Ciro Nogueira e o superintendente da Codevasf, Inaldo Guerra, e foi entregue ao secretário municipal de Obras, Nivaldo Rodrigues.

A praça é parte do projeto de urbanização e visa a oferta de espaços de lazer e de convívio social. Essa é a segunda construída na gestão do prefeito Chico Carvalho, com recursos destinados pelo ex-senador João Vicente Claudino, no valor de R$ 272 mil. A primeira construída foi a Praça Isabel Coutinho, no Centro.

A nova praça, que se tornou um dos cartões postais da cidade, foi construída na principal avenida da cidade, no acesso ao bairro Areia Branca, tem arquitetura moderna e possui jardins, bancos, parque infantil e iluminação com lâmpadas de led. O espaço público recebeu o nome de João Rafael da Costa, que em vida, residiu e constituiu família no referido bairro. O Projeto de Lei denominando a praça foi proposto pelo vereador Rivaldo de Carvalho Costa e aprovado na Câmara.

João Rafael faleceu no dia 21 de março de 2017, aos 97 anos. Foi casado com Rosilda Maria da Costa, com quem teve 12 filhos. O homenageado foi o primeiro dirigente da igreja católica local, foi professor alfabetizador, contribuindo com o processo educacional de seus filhos e dos vizinhos, sem nenhuma remuneração.

“Falar de João Rafael é falar de uma pessoa simples. Foi um grande homem, de coração bom, que só pensava em ajudar as pessoas. Foi um pai de família exemplar, que trabalhou de sol a sol na roça para sustentar a família”, disse Maria Helena, a primeira neta e afilhada do homenageado. Ela também agradeceu ao prefeito Chico Carvalho pela construção da praça e ao vereador Rivaldo pela homenagem prestada. “Nossa família está muito feliz pela homenagem. Agora, o nome do nosso saudoso avô ficará para sempre”, pontuou.

O prefeito Chico Carvalho fez um longo pronunciamento e definiu como justa a homenagem ao saudoso João Rafael da Costa. “Mais do que justa essa homenagem a esse grande cidadão, que prestou muitos serviços a esta comunidade e que a partir de hoje tem seu nome eternizado na história não só da família, deste bairro, mas de todo o município”, disse.  A praça, segundo o prefeito, valoriza a cidade e, principalmente, o bairro Areia Branca. “Essa praça é o cartão postal desse bairro, que começamos o seu desenvolvimento abrindo as ruas e calçando por completo a rua Inocênio de Assis, e hoje entregamos mais essa grande benfeitoria, que é a praça João Rafael. Estou muito feliz e honrado em poder estar transformando esse bairro”, pontuou.

Ao falar sobre o caminhão compactador, Chico Carvalho enalteceu a participação do senador Ciro Nogueira em mais essa conquista para o município. “Ele prometeu para vários municípios, e Massapê e Queimada Nova foram os primeiros a receber.”, disse, destacando a sua utilidade na melhoria dos serviços de limpeza da cidade, que serão implementados. “Concluímos e vamos enviar para a Câmara Municipal os planos de saneamento básico e de resíduos sólidos, mas, para executar esses planos, precisamos do caminhão compactador, de melhorias no lixão e de outras medidas. Além de melhorar a coleta, vamos instalar lixeiras em pontos estratégicos da cidade. A nossa meta é deixar a nossa cidade cada dia mais linda, limpa e saudável”, disse, pedindo o apoio da população.

Ao sua fala, o gestor anunciou mais obras para o município em 2019. A principal delas foi a conclusão do sistema adutor que vai levar água da barragem de Caraíbas para a cidade. “O maior sonho que eu tenho é colocar água nas torneiras em todas as residências da nossa cidade, e este está cada dia mais perto de ser realizado.”, pontuou. Chico Carvalho informou publicamente que os recursos para a conclusão da obra estão empenhados, no valor de 750 mil reais, e que o município assinou o termo de compromisso junto a Codevasf, assumindo a responsabilidade de licitar, fiscalizar e concluir a obra. “São muitas as melhorias que temos para 2019 em todas as áreas, através de obras e ações.”, afirmou.

Em seguida, ladeado dos vereadores e da sua equipe de governo, o prefeito fez a entrega das chaves do caminhão e descerrou a placa inaugural, oficializando a entrega à população de Massapê.

Fonte e fotos: Cidadesnanet

 


14 de Janeiro de 2019 13:16

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática