Detalhes da Notícia

Prefeitos têm papel estratégico para a inovação, aponta fórum nacional

O Fórum Inova Cidades teve espaço garantido no segundo dia do Congresso das Cidades e fez um convite aberto às prefeituras piauienses à inovação da gestão pública. O presidente do fórum nacional, Rodrigo Barros, alertou que a ausência de cultura de inovação é o principal entrave para as gestões públicas municipais.

Segundo levantamento realizado pelo Inova Cidades em mais de 120 municípios, falta de recursos, burocracia na tomada de decisões, carência de recursos humanos e de cultura de inovação são apontados pelas prefeituras brasileiras como os principais entraves da inovação. Para Rodrigo, a falta de cultura de inovação na gestão pública é a principal barreira.

“Os prefeitos são os principais atores de inovação nas cidades. Eles devem levantar essa bandeira. Governança e planejamento, ambiente de inovação nas cidades e soluções inovadoras são os pontos principais”, convidou.

Participante do painel do fórum no Congresso das Cidades, o presidente da APPM destaca a viabilidade da inovação para as cidades do Piauí. “Idéias inovadoras cabem na gestão independente do tamanho do município”, diz o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, que relembrou a campanha inovadora da cidade no monitoramento de focos da dengue. A campanha identifica as residências com selos de alerta há cinco anos e fez com que o município praticamente zerasse os casos da doença.

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, destacou os projetos da cidade na área da educação e da segurança alimentar. “Somos selo A no ICMS ecológico, um recurso que faz muita diferença na questão dos recursos do município”, revelou.

Rodrigo Barros garante que fortalecer a permanência da população na cidade, qualificando mão de obra, aumenta o fluxo da economia local e reforça a renda local. Ele aponta a cessão de prédios públicos inutilizados para aproveitamento compartilhado por universidades públicas e privadas como forma de fomentar centros de inovação para a realidade da cidade. “Criar incubadoras locais. Nós estamos falando de algo real, palpável que pode ser implementado amanhã. São idéias que já estão sendo implementadas e os municípios não podem ficar de fora”, alerta.

O diretor de Assuntos Federativos da Prefeitura de Teresina, Erick Amorim, reapresentou o prefeito Firmino Filho no bate-papo. “O maior ativo de Teresina são as pessoas. Temos uma cidade referencia na área da saúde e educação, áreas importantes para a inovação”, destacou.

Plataforma

O fórum também planeja montar uma plataforma nacional gratuita que ofereça às prefeituras menores ferramentas desenvolvidas por grandes cidades. Projetos de baixo custo e alta eficiência e aplicativos envolvendo tecnologia estão entre os produtos da plataforma.

Fórum das Cidades

A Frente Nacional dos Prefeitos é composta por mais de 600 prefeituras brasileiras, incluindo a cidade de Teresina, cujo prefeito Firmino Filho é vice-presidente. Somada ao Instituto Arapyaú, a Frente lançou o Forum Inova Cidades que busca reunir forças para a inovação nos municípios brasileiros, colaborando com municípios menores.

Imagens: Roberta Aline


08 de Maio de 2019 11:20

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática