Detalhes da Notícia

Prefeita Maria José conclui e inaugura Escola padrão FNDE em Fronteiras

O município de Fronteiras -PI, localizado no semiárido piauiense, a mais de 350 km de Teresina, recebeu a entrega de uma nova unidade educacional para estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Em solenidade bastante prestigiada, realizada nesta terça-feira (16), a prefeita municipal Maria José Ayres de Sousa, ladeada da secretária da Educação, Verônica Ribeiro, inauguraram a sede da Unidade Escolar Municipal Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra.

A solenidade contou com a presença de autoridades educacionais familiares de Conceição de Maria que leva o nome da escola, secretários, professores e convidados.

De acordo com a engenheira Elaine Costa, responsável pelo alimentação de sistema de projetos do MEC junto a Prefeitura, a referida Escola chegou a ser inaugurada pela gestão passada, mas não havia sido concluída.

“Uma escola só pode ser inaugurada quando está 99 % concluída, o gestor anterior inaugurou esta escola com apenas 77 % do empreendimento construído, o MEC não reconheceu na época a conclusão da obra. Desde que a prefeita Maria José assumiu a gestão junto com a secretária Verônica deram entrada nos entraves burocráticos e buscaram a liberação da última parcela dos recursos e assim a Prefeitura concluiu a obra que agora depois de passar por vistoria do MEC e está 100 % concluída, foi oficialmente entregue a população” esclarece.

Os recursos investidos na construção do prédio são oriundos do Fundo Nacional da Educação (FNDE) com contrapartida do tesouro municipal.

A prefeita professora Maria José, entregou a escola a população, e emocionada destacou a importância da obra. “Esta é uma obra importantíssima. Como professora tenho a certeza que investir na Educação é sem dúvida o melhor caminho do desenvolvimento. Quando assumimos a gestão tivemos o carinho de dar continuidade às obras da Escola. Nós ficamos muito satisfeitos em poder estar entregando essa escola que, com certeza, vai servir muito à comunidade. Que agora poderão ter mais uma escola pensada para atender a todas as suas necessidades”, explica prefeita.

Em sua fala na solenidade, a secretária Verônica Maria Pereira Ribeiro, relatou o papel de uma escola na vida de um aluno. “As escolas representam instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas. É nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprendem uma diversidade de conhecimentos e competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. Por isso mesmo elas, as escolas, têm que desempenhar um papel fundamental e insubstituível na consolidação das sociedades democráticas baseadas no conhecimento, na justiça, na igualdade, na solidariedade e em princípios sociais e éticos irrepreensíveis”.

Verônica destacou o empenho da gestão da prefeita Maria José com a Educação. “Com propriedade posso dizer que em nossa administração a Educação Municipal vem tomando novos rumos, deixando de ser meramente assistencialista, para se tornar plenamente formativa e inovadora. É para confirmar isto que hoje entregamos uma nova escola a Fronteiras, estamos inaugurando de fato e direito, esta instituição de ensino que agora está dignamente apta a ofertar educação aos fronteirenses.  Não é apenas uma bela obra estruturante, mas uma obra que em seu bojo tem o mais importante: as pessoas que nela trabalharão com garra e determinação. É justamente esse conjunto: direção, corpo administrativo, e pedagógico, docentes e alunos que farão com que esta obra se torne um bem social. Com o coração transbordando de alegria estamos entregando esta escola. Agradecimentos a prefeita Maria José, a diretora Francireza, tenho certeza que aqui será palco do desenvolvimento educacional”, concluiu.

A Escola terá como Diretora, a Professora Francireza da Silva Alencar de Sousa que fez também um longo pronunciamento. “A gestão mostra a grandeza do seu trabalho, entregando a nossa população uma obra que sem dúvidas, ficará marcada na história de Fronteiras, por ofertar o Ensino Fundamental à todas as crianças deste bairro e proximidades. Abrir as portas de uma escola não e simplesmente preencher as salas do aula de crianças, mas resgatar a cidadania de um povo. É trazer a esperança do um futuro melhor para a população. O povo dos Bairros Ribeirão, Sangradouro, Acampamento, Panorama e proximidades estão felizes, por contar a partir de hoje com uma obra voltada para a educação. Onde mães poderão trabalhar e deixar suas crianças em uma escola como esta; que indubitavelmente, trará bons frutos a toda comunidade” ressaltou.

Várias autoridades estiveram prestigiando o evento. Dentre outros o presidente da Câmara de Vereadores Gernilson Sobrinho, o vereador Nego Adeilson.

Homenageada com nome da escola:

O nome da escola é uma homenagem a uma jovem estudante fronteirense que teve sua vida precocemente interrompida no auge de suas realizações estudantis e profissionais. Nascida no dia 08 de dezembro de 1991, filha de Joselena Maria Gomes Alves de Sousa e José Gomes Bezerra, iniciou seus estudos na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, passando também pelo Colégio Evangélico Aurenívia Ribeiro e concluindo o Ensino Médio no Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais. Em 2016, enquanto finalizava o curso de Fisioterapia pela NOVAFAPI em Teresina teve a sua vida ceifada devido a complicações de uma doença rara a qual ela fora acometida. Para toda a comunidade fronteirense fica de Conceição a inspiração de tentar mudar a sua realidade e a do meio em que estão inseridos por meio dos estudos mesmo em meio a todo tipo de limitação.

 

Fonte: Portal Cidades na Net


17 de Janeiro de 2018 10:21

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática